Jogo bem disputado. GD Valpaços conseguiu dividir o jogo no primeiro tempo. CDC Montalegre mais forte na segunda parte fez exibição com nota alta.
Entrou melhor na contenda a turma que viajou do Barroso. Logo à passagem do minuto nove, Sadidi assiste na perfeição Djelimory que inaugura o marcador.
Boa resposta da equipa da casa. Primeiro, por Pedrinho ao lado. Depois, Fabian atira por cima do alvo.
Montalegre também pôde ter feito o 0-2, no entanto Luca faz excelente intervenção aos 28´.
Nove minutos volvidos, Karamoko atira ao lado.
Antes do intervalo, e de livre, Cunha obriga Dani Gomes a grande defesa para canto. Ao intervalo 0-1.
Na etapa complementar houve superioridade dos “Bravos de Barroso”.
Mesmo assim, o Valpaços está perto do empate. Todavia Pedrinho, de penálti, não conseguiu bater Dani que faz a defesa da tarde aos 54´.
Quem não marca, sofre, acontece muitas vezes no futebol e em Valpaços também sucedeu este chavão: Tiago Correia faria o 0-2 através de um disparo forte, colocado e cruzado, apenas dois minutos depois do penálti desperdiçado…
O Valpaços abanou animicamente e o Montalegre ficou extremamente confortável na partida.
Aos 58´, Karamoko isola-se, mas é incapaz de bater Luca que sai bem da baliza e defende com o corpo.
Tiago Correia entrou bem na partida e aos 78´obrigou Luca a mais uma enorme intervenção.
Aos 85´, excelente cruzamento de Alejandro e Tomás Castelo a cabecear ao lado.
Já no período de compensação o mesmo Tomás Castelo atira por cima.
Em suma, vitória justa do Montalegre, boa réplica do Valpaços e boa arbitragem que não influenciou o resultado.
O treinador do Valpaços, Júlio Baptista, referiu que o desaire não mancha bom início de época: “Antes de mais, dar os parabéns ao Montalegre, acabou por justificar o resultado. Um erro defensivo nosso acabou por ditar o primeiro golo. A seguir temos uma excelente oportunidade para fazer o empate, seria o resultado mais justo na primeira parte. Na segunda parte, acabámos por não entrar muito bem. Tivemos a grande penalidade, infelizmente não conseguimos fazer golo, e no minuto seguinte levamos o segundo golo. Primeira derrota da nossa parte, mas que em nada envergonha o trabalho que a equipa tem vindo a fazer.”
O treinador do Montalegre, José Manuel Viage, disse estar satisfeito com a vitória e exibição da equipa: “Fizemos um bom jogo, ganhamos por 2-0, podíamos ter marcado mais golos. Foi um jogo difícil, o Valpaços é uma boa equipa, mas a nossa equipa foi bastante competente. Tivemos que sofrer, fizemos dois golos, ganhamos, o caminho é este. Os jogadores estão de parabéns. Foi um jogo seguro, controlado, é uma vitória que assenta bem ao Montalegre.”
Jogo no Estádio da Cruz – Valpaços.
GD Valpaços – CDC Montalegre: 0-2.
Árbitro: Carlos Teixeira.
GD Valpaços: Luca, Wesley, Cunha, Simão, Moutinho (Luis Paulo 74), Paulinho, João Nuno, Mariz, Dauda (Pepe 59), Fabian e Pedrinho (Ferreira 74).
Treinador: Júlio Batista.
CDC Montalegre: Dani Gomes, Lamine, Alisson, Mesquita, Paiva, Djelimory (Tomás Castelo 46), Messi (David Esteves 77), Diogo Carvalho (Amadi 83), Karamoko (Adulai Djaló 68), Sadidi (Tiago Correia 46) e Alejandro.
Treinador: José Manuel Viage.
Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Djelimory (9); 0-2 Tiago Correia (56).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Alisson (53), Pepe (60), Messi (60) e Fabian (77).
Texto: Nuno Carvalho
Foto: Estela Araújo (GD Valpaços)