Natural de Vila Maior, na União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Baptista) e Sanhoane, Gonçalo Novais é o mentor e um dos organizadores do 1º Fórum do Rali Português, que entre os dias 4 e 10 de dezembro, trará à discussão alguns temas relevantes do universo desta disciplina e um cartaz de luxo, onde sobressaem pilotos e navegadores com títulos nacionais e mundiais, campeões dos Açores e Madeira, jovens promessas do rali nacional e veteranos conceituadíssimos da modalidade.

Para Gonçalo Novais, que transportará este evento para a página «JP Rally Lousada» na rede social Facebook, o cartaz reunido enche-o de satisfação.

“Estou muito agradado com os grandes nomes que conseguimos juntar. Temos um leque muito vasto de campeões nacionais absolutos que aceitaram ser entrevistados por malta amadora como eu, que são casos do Armindo Araújo, Ricardo Teodósio, Inês Ponte, Fernando Peres, Luís Ramalho ou Carlos Magalhães, sem esquecer uma série de pilotos com experiências distintas de ralis que farão deste um evento memorável. Um evento que idealizei sozinho, em que contactei todos os convidados e convidadas, mas em que depois tive o apoio adicional dos meus dois amigos e companheiros da JP Rally Lousada, os fantásticos Daniel Couto e João Henrique, para afinar os últimos detalhes. Está tudo pronto, penso eu, para termos uns momentos de conversa deliciosos para quem gosta de ralis, com o ingrediente extra de as conversas serem transmitidas em direto, como tanto gosto, e de as pessoas poderem interagir com os convidados e fazer-lhes perguntas”.

Depois de, já este ano, ter realizado o 1º Fórum do Futsal Transmontano, iniciativa que reeditará em 2023 no jornal digital Desportivo Transmontano, Gonçalo Novais tentará consolidar ideias já lançadas este ano, e acrescentar-lhes duas ideias adicionais para 2023.

As edições iniciais dos Fóruns do Futebol Transmontano, e do Tâmega e Sousa. Até porque, defende, as redes sociais podem ser espaços fantásticos, se soubermos usá-las bem.

“As redes sociais são como a nossa vida. Nós temos a opção de construir um ambiente no nosso espaço virtual onde nos sintamos bem e eu, que me vejo como um cidadão ativo na minha comunidade, quero ajudar a construir espaços de discussão, partilha de conhecimentos, desenvolvimento pessoal e criação de conteúdos que divirtam e captem o interesse das pessoas. O próximo ano será, nesse sentido, uma continuidade daquilo que estou a fazer este ano, com o surgimento de mais dois Fóruns temáticos de futebol e a possibilidade de, tendo em conta que a «Revolução dos Cravos» completará 50 anos em 2024, construir um programa em que, de certo modo, traga várias pessoas das regiões em que faço a minha vida (Alto Douro e Tâmega e Sousa) a fazerem uma reflexão sobre o país em que vivem, bem como o que gostariam que o país fosse no futuro. No que depender de mim, tudo farei para criar uma «bolha» impenetrável aos discursos de ódio e desinformações que nada nos acrescentam, e criar eventos que ensinem ou transmitam algo a quem os ouça”.

Quanto ao 1º Fórum do Rali Português, terá início já às 21h deste domingo (dia 4 de dezembro), com uma grande entrevista ao piloto de ralis Diogo Gago. Todas as entrevistas serão transmitidas na página JP Rally Lousada.