A temporada futebolística de 2001/2002 proporcionou conquistas a equipas de futebol sénior masculino no Concelho de Vila Pouca de Aguiar, e no ano civil de 2022 ainda se lembram essas conquistas.

Em 2002 há 20 anos atrás, houve grandes celebrações no concelho aguiarense, resultantes de bons desempenhos desportivos respeitantes ao fim da temporada futebolística 2001/2002.

Nessa época o Sport Clube Vila Pouca de Aguiar (SCVPA) foi Campeão da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Vila Real (AFVR).

João Teixeira era o Presidente do clube nessa altura e defende que “… tínhamos um bom plantel e uma boa direção… nós quando apostámos nesse plantel, foi mesmo com intenções para subir, queríamos demonstrar ao povo aguiarense aquilo que valíamos e aquilo que éramos capazes de fazer…”.

Em 30 jogos o SCVPA sofreu apenas 1 derrota (com o Cumieira fora por 1-0) e no final da época subiu à então III Divisão Nacional.

Para João Teixeira a festa que se seguiu foi um exemplo de união pois “…a festa foi feita por toda a direção, por todo o povo aguiarense que nos apoiou, pelos amigos que nos rodeavam e todas as pessoas que colaboraram connosco e nos ajudaram porque sem eles essa festa não era feita…a nossa direção nunca estava sozinha, o nosso plantel nunca estava sozinho…”.

A temporada do clube só não foi melhor, porque o SCVPA foi eliminado nas meias-finais da Taça Distrital da AFVR nas grandes penalidades. E foi eliminado pelo Sabroso S.C., equipa também do concelho aguiarense, que acabaria por conquistar a Taça Distrital da AFVR 2001/2002. Nessa competição o Sabroso eliminou o Campo de Jales, Vilarinho, Abambres, e após grandes penalidades afastou o Santa Marta, o SCVPA e na final e também após grandes penalidades, o Sabroso derrotou o Sabrosa por 6-5.

Nessa temporada a turma do Sabroso Sport Clube competia na 1ª Divisão da AF Vila Real e subiu à Divisão de Honra, Joaquim David, presidente do clube na altura, lembra que “…Foi um ano de várias conquistas para nós… foi um ano muito bom para nós em termos de futebol, parabéns à rapaziada que na altura me ajudou…”, muitas vezes havia dificuldades e para Joaquim David “…Com as dificuldades financeiras que cada clube tinha, nós conseguirmos fazer uma época daquelas foi de louvar, orgulho-me realmente de ter sido presidente nessa altura porque fizemos uma época especial”.

O Sabroso S.C. já tinha chegado no passado a várias finais da Taça Distrital AFVR e não tinha vencido, mas ganhou o jogo decisivo nessa temporada e assim “…Foi muito bom…foi uma festa única… foi festa rija, deixámos uma vitela a assar e fomos jogar à bola, quer ganhássemos quer perdêssemos a vitela estava lá à nossa espera, fizemos uma festa engraçada”, lembra Joaquim David.

Há 20 anos, foi assim escrita uma página dourada na história do futebol aguiarense.

Por Jorge Moutinho

Fonte: Tradição oral, arquivo do jornal “Mensagens Aguiarenses” e AFVR.