Início Notícias Rampa do Castelo afirma-se como referência do ciclismo nacional

Rampa do Castelo afirma-se como referência do ciclismo nacional

511

Pedro Martins surpreende e conquista título aos 17 anos numa edição marcada pela competitividade e forte adesão

Depois de uma estreia surpreendente, a segunda edição da Rampa do Castelo confirmou a originalidade da prova e o crescente interesse por parte dos ciclistas.

As 60 inscrições esgotaram em poucos dias, demonstrando a forte adesão a este desafio singular, onde os atletas enfrentaram 1600 metros de percurso em paralelo, com 150 metros de ganho de elevação e uma inclinação média de 9%.

O contrarrelógio revelou-se emocionante do início ao fim, mantendo o entusiasmo e a adrenalina até aos últimos instantes. Foi precisamente na reta final da competição que Pedro Martins se afirmou como o novo “Rei da Rampa”, ao completar a subida em 5 minutos e 44 segundos, destronando o vencedor da edição anterior, Tiago Ribeiro, por escassos quatro segundos.

Com apenas 17 anos, o atleta da Bila Biker’s, habituado às provas de XCO da Taça de Portugal e assumidamente mais ligado ao BTT, surpreendeu ao conquistar esta vitória utilizando uma bicicleta de gravel, gravando assim o seu nome na história da prova.

De forma geral, os participantes repetentes melhoraram significativamente os seus tempos face ao ano passado, sinal claro de que a Rampa do Castelo está a ganhar cada vez mais competitividade.

No setor feminino, que este ano contou com algumas das maiores referências do ciclismo nacional, Beatriz Roxo voltou a vencer e revalidou o título de “Rainha da Rampa”. A atleta de 22 anos, representante da equipa espanhola OdL Team e atual Campeã Nacional de Contrarrelógio Elite, concluiu a subida em 7 minutos e 20 segundos, melhorando em 47 segundos o registo da edição anterior.

A vitória feminina foi bastante disputada, com a flaviense Elisabete Madeira a assegurar o segundo lugar, após concluir a prova em 7 minutos e 53 segundos.

A edição deste ano integrou ainda o Campeonato Regional de Rampa. Na vertente feminina regional, a vencedora foi a aguiarense Sílvia Costa, atleta da equipa BttBraguinhas e já Campeã Regional M40 de XCM da ARCVR.

Nos masculinos, os campeões regionais foram Pedro Martins (Elite), Tiago Ribeiro (Master A), Pedro Fragoso (Master B) e Fernando Gonçalves (Master C).

A originalidade da competição e o cenário pitoresco e icónico do Castelo de Aguiar foram os aspetos mais destacados pelos participantes, muitos dos quais manifestaram vontade de regressar na próxima edição.

Todos os vencedores das diferentes categorias receberam um troféu bastante simbólico: uma pedra da calçada que acabaram de subir de bicicleta.

A Rampa do Castelo de Aguiar, realizada na aldeia do Castelo de Vila Pouca de Aguiar, é organizada pela Associação Castelo, em cooperação com a Associação Regional de Ciclismo de Vila Real.

O percurso esteve repleto de público e animação, com atuações da Banda do Pontido e do Grupo de Bombos de Mondim da Beira.

Foto: Igor Martins