A Volta a Portugal, um dos maiores eventos desportivos do país, regressou a Mondim de Basto, no passado dia 14 de agosto (domingo), com a subida à Senhora da Graça. Na derradeira prova de esforço, o trio da Glassdrive-Q8-Anicolor levou a melhor ao cruzar a meta em conjunto. António Carvalho venceu e levou na roda Frederico Figueiredo e Maurício Moreira até ao topo do Monte Farinha.

“Vencer aqui é muito especial, bisar é ainda melhor”, disse António Carvalho referindo-se ao triunfo obtido em Mondim, em 2019. “Tínhamos uma tática planeada. Agradeço à equipa porque o objetivo era eu vencer a etapa. Queríamos defender o primeiro e segundo lugar. A Geral está em primeiro lugar, mas na reunião ouvi os meus colegas dizer que eu merecia esta recompensa. Muito obrigado a eles”, salientou sorridente.

“O Alto do Monte de Farinha é uma das etapas mais emblemáticas da Volta a Portugal em Bicicleta, contando anualmente com milhares de espetadores espalhados ao longo do percurso que atravessa o concelho de Mondim de Basto”, destacou Bruno Ferreira, assumindo que “a realização de eventos desportivos que divulguem e valorizem o património natural existente no concelho é uma das apostas do município de Mondim de Basto.”

A prova mais emotiva e decisiva é como sempre acompanhada pelas belíssimas paisagens de Mondim de Basto, que tornam o certame mais apelativo e desafiador para todos os atletas.

A penúltima etapa em linha da 83ª Volta a Portugal Continente ligou Paredes ao Alto do Monte de Farinha, em Mondim de Basto, num total de 174,5 km.