Num dérbi concelhio de emoções fortes e muito público nas bancadas, FC Santa Marta e SC Cumieira empataram a uma bola.

Entraram melhor os homens da Cumieira no encontro. Apostando numa organização defensiva em bloco mais adiantado, os cumieirenses dominaram o jogo a meio-campo, e empurraram o FC Santa Marta para mais perto da baliza.

Com naturalidade, chegaram as oportunidades. Aos 8’, Pedro Matos conseguiu ultrapassar a oposição do guarda-redes Kiko, mas o corte providencial de Luís Varandas evitou o golo inaugural do encontro. Pedro Matos voltaria a estar em evidência aos 14’, numa arrancada pela direita, mas o remate saiu ao lado da baliza do FC Santa Marta.

Aos 24’, veio o golo. O guarda-redes do Cumieira, Marco Carvalho, lança na frente com um passe longo o avançado Pedro Pereira que, livre de marcação na zona intermédia do meio-campo penaguiense, recebeu a bola com o peito, num gesto técnico de excelência, e virou-se para a baliza, desferindo um portentoso remate “do meio da rua” que só parou no fundo das redes de Kiko. É verdade que o guarda-redes do FC Santa Marta estava ligeiramente adiantado, mas o remate foi fantástico e o golo foi um grande momento de futebol neste dérbi.

Para tentar inverter o rumo dos acontecimentos, Justino Ribeiro coloca o medio-goleador Machado, e lança no ataque Diogo e Pardal, e a segunda parte começou com uma história completamente diferente, e de uma assentada, não só o FC Santa Marta empata na sequência de um canto, por António, como o SC Cumieira fica reduzido a dez pouco depois, por expulsão de Pedro Taveira.

A partir daqui, intensificou-se o domínio dos locais, traduzido em várias ocasiões de golo. Aos 62’, António recebe a bola desmarcado na grande-área mas remata à malha lateral da baliza do Cumieira. Aos 79’, uma boa jogada de ataque culminou com um cruzamento bem medido de Varandas para Machado, desmarcado ao segundo poste, rematar por cima. Aos 82’, Diogo Esteves, com um excelente cabeceamento na grande-área do Cumieira, obriga Marco a uma grande defesa.

Mesmo com menos um, o Cumieira “espreitava” a vitória no dérbi, e Pedro Pereira e Rodrigo Martins obrigaram Kiko a aplicar-se. No entanto, a fadiga acumulava-se em ambos os lados, a clarividência na tomada de decisão era cada vez menor, e o empate acabou por manter-se até ao fim, num encontro em que os dois conjuntos se aplicaram para honrar o dérbi.

Estádio Municipal de Santa Marta de Penaguião.

Santa Marta – Cumieira, 1-1.

Árbitro: Carlos Leite

FC Santa Marta: Kiko; Bruno Sul, Nuno Carvalho, Peixoto e Luís Varandas; Nuno Pinto (Machado, 45’), Marinho e Gabi Guedes (Pardal, 45’); Júlio (Diogo), Diogo Esteves e António.

Treinador: Justino Ribeiro

Cumieira: Marco Carvalho; Rafael Varandas, André Queirós, Gui e Rodrigo Martins; Pedro Taveira, Bruno Lopes (Francisco Silva, 60’ (Marito, 86’)) e Renato Silva; Pedro Matos (Ricardo Costa, 60’), Ricardo Fontelas (Miguel, 90+5’) e Pedro Pereira.

Treinador: Rosário

Golos: 0-1 Pedro Pereira (24’); 1-1 António (51’).

Por Gonçalo Novais