Com o título conquistado esta época ao serviço do GD Chaves B, o experiente treinador flaviense soma já quatro campeonatos da Divisão de Honra da AFVR, consolidando um percurso de excelência no futebol transmontano.

Carlos Guerra voltou a fazer história no futebol distrital. Aos 63 anos, o treinador natural de Chaves garantiu, a cinco jornadas do fim da época 2024/25, mais um título da Divisão de Honra da AFVR, desta feita ao comando do GD Chaves B. Com esta conquista, eleva para quatro os campeonatos conquistados neste escalão, reforçando o estatuto de um dos técnicos mais titulados da região.

A carreira de Carlos Guerra tem sido marcada por uma impressionante regularidade ao mais alto nível do futebol distrital. Além do título agora alcançado, orientou o GD Valpaços à conquista do campeonato em 2011/12, repetiu a façanha na época seguinte com a Juventude de Pedras Salgadas (2012/13) e voltou a vencer em 2018/19 com o Chaves Satélite.

Mas o legado do treinador flaviense vai além dos títulos. Em 2013/14, foi o responsável por garantir a manutenção da Juventude de Pedras Salgadas na estreia da equipa no Campeonato Nacional de Seniores (hoje Campeonato de Portugal). Foi também sob o seu comando que o clube venceu a primeira edição da Supertaça Sequeira Teles, cimentando a sua posição entre os grandes nomes do futebol regional.

Mais recentemente, Carlos Guerra liderou o GD Chaves à subida ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Juniores A, na temporada 2022/23, demonstrando a sua versatilidade e competência tanto no futebol sénior como na formação.

Com um percurso repleto de conquistas, Carlos Guerra inscreve cada vez mais o seu nome na história do futebol transmontano, sendo, sem dúvida, um dos grandes embaixadores do talento e da persistência da região.

Por Luis Roçadas