GD Chaves, CDC Montalegre e GD Bragança foram eliminados da Taça de Portugal na terceira eliminatória, deixando a região transmontana sem representantes na “prova rainha” do futebol português.
O GD Chaves da I liga não conseguiu evitar a derrota na deslocação ao Valadares Gaia (3-2) , equipa do Campeonato de Portugal. Os valentes transmontanos entraram melhor na partida e chegarem ao intervalo em vantagem, com um golo de Steven Vitória (35′).
O segundo tempo, teve um final de loucos, que mudou por completo a eliminatória. Joseph empatou aos 84′, aos 90’+2, os comandados de Carlos Cancela operaram a reviravolta por Assis, mas ainda houve tempo de o Chaves chegar ao 2-2, por Guima (90’+4).
O encontro seguiu para prolongamento, com o Valadares Gaia a marcar o golo da vitória, por Pio Júnior, de penálti, aos 113 minutos.
Em Montalegre, a equipa da casa foi derrotada, por 1-3, num confronto entre duas equipas da Liga 3.
A equipa de José Manuel Viage começou melhor e chegou à vantagem à passagem dos 16 minutos, através de uma grande penalidade convertida, por Bruno Magalhães.
No segundo tempo, a turma visitante reagiu e Jaime Poulsen na conversão de um livre empatou a partida. O São João Ver começou a ter mais ascendente e Tamble, acabou por dar a volta ao resultado ao bisar na partida, deixando o Montalegre de fora da prova rainha do futebol português.
Já o GD Bragança, do Campeonato de Portugal, caiu em casa frente ao Pevidém (0-1) , do mesmo escalão. A eliminatória teve que ser decidida no prolongamento, com os minhotos a resolveram o jogo através do golo apontando por Vítor Hugo, aos 98 minutos.
Resultados da equipas transmontanas
Valadares Gaia 3-2 (a.p.) GD Chaves
CDC Montalegre 1-3 S. João Ver
GD Bragança 0-1 (a.p.) Pevidém
Luis Roçadas