Love Tiles Douro Granfondo foi um êxito
Um pelotão com mais de três quilómetros saiu esta manhã da cidade do Peso da Régua para cumprir a oitava edição do Love Tiles Douro Granfondo. Este passeio cicloturístico, que ainda assim tem uma componente competitiva amadora, foi participado por mais de 2000 atletas que se dividiram por três distâncias: 57 km (Minifondo), 102 km (Mediofondo) e 154 km (Granfondo).
Entre estes mais de dois milhares de atletas, encontravam-se participantes oriundos de 30 nacionalidades, alguns dos quais do México, Moçambique, Brasil e Angola, havendo a destacar igualmente um elevado número de espanhóis, italianos e ingleses.
O Love Tiles Douro Granfondo montou o seu ‘quartel general’ na “capital” do Douro Vinhateiro, mas teve nos concelhos de Lamego, Armamar, Tabuaço, Penedono, Vila Nova de Foz Côa e São João da Pesqueira destinos pelos quais os atletas da prova “rainha” foram levados a conhecer algumas das muitas belezas paisagísticas da região que, este ano, se apresenta ao mundo como Cidade Europeia do Vinho.
Gonçalo Freitas (Love Tiles) e Alessia Teixeira (Cadão/Douro BTT) foram os vencedores do Granfondo, sendo que o ciclista masculino já em Março tinha conquistado o Viana Granfondo, também ele a cargo da Bikeservice. Os elogios à qualidade da organização foram, de resto, partilhados pela generalidade dos participantes.
No Mediofondo, Nuno Torres (Secai/Gaiabike/Geoenerte) e Cristiana Valente (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) foram os primeiros a cruzar a meta instalada na Avenida do Douro, enquanto que na distância mais curta Miguel Ribeiro (Bike Point) e Diana Magalhães (Proteu Cycling Team/CPR) asseguraram a vitória no Minifondo.
Na revista oficial do Love Tiles Douro Granfondo, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, escreve que “são eventos com esta identidade (…) que honram os municípios envolvidos nesta organização, dignificam a modalidade e, por consequência, promovem os índices de actividade física e desportiva em Portugal”. O governante diz, ainda, encarar com “grande satisfação a valorização da competição desportiva e também a promoção internacional do nosso território, neste caso, do Douro Vinhateiro”.
Foto: Tiago Ferreira