Início Site

Filipe Marques brilha em Vila Real com vitória no Desafio ANPAC

Piloto de Sabrosa, da equipa FourTyres, conquista a Corrida 1 no 54.º Circuito Internacional de Vila Real ao volante de um Fiat Punto 85

Filipe Marques, piloto natural de Sabrosa e representante da equipa FourTyres, foi o grande vencedor da Corrida 1 do Desafio ANPAC, disputada no prestigiado 54.º Circuito Internacional de Vila Real. Aos comandos do seu Fiat Punto 85, o piloto apoiado pelo Desportivo Transmontano teve um fim de semana memorável, conquistando a pole position e subindo ao lugar mais alto do pódio neste emblemático traçado urbano.

“Foi um fim de semana fantástico no Circuito Internacional de Vila Real, sem palavras para descrever o que estou a sentir neste momento. Pole position e um 1.º lugar neste lindo circuito com um público espectacular”, referiu Filipe Marques, visivelmente emocionado com o feito alcançado.

O piloto sabrosense aproveitou ainda para agradecer “a todos os patrocinadores e amigos que contribuíram para que isto fosse possível”, deixando também uma palavra especial para o colega de equipa: “Não me posso esquecer do meu colega e amigo Nuno Santos que, na sua estreia em Vila Real, fez uma excelente corrida, com um fantástico 2.º lugar e com o recorde de tempo na corrida 2.”

A prestação da equipa FourTyres reforça o protagonismo transmontano no automobilismo nacional, com uma vitória de grande simbolismo num dos palcos mais carismáticos do desporto motorizado em Portugal.

Campeonato de Portugal de Velocidade: Corrida intensa nas ruas de Vila Real

Depois da chuva de sábado, a segunda corrida da etapa do Campeonato de Portugal de Velocidade na 54ª edição do Circuito Internacional de Vila Real foi disputada sob Sol e intenso calor, mas a emoção voltou a ser elevada.
 
Pedro Salvador, em Toyota GR Supra GT4 EVO2, arrancou da pole-position para a corrida de cinquenta minutos e manteve o comando, muito embora levasse no seu encalço Rafael Lobato, também em carro igual da Speedy Motorsport, Mathieu Martins, em Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport, e Francisco Abreu, no carro da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal.
 
Pedro Salvador, na sua estreia no campeonato este ano, sofreu uma forte pressão do seu colega de equipa, mas conseguiu manter a liderança, ainda que por curta margem, acabando esta por ser ainda mais reduzida devido a uma situação de Safety-Car provocada por incidente entre o Porsche Cayman CS RS da Veloso Motorsport pilotado por Patrick Cunha e o Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport de Filipe Videira.
 
O carro inglês bateu na chicane da Descida de Mateus, regressando às boxes para abandonar, mas as barreiras que delimitam a pista na zona tiverem de ser repostas, o que obrigou à neutralização da prova.
 
Quando a acção foi retomada, estava na hora de realizar a troca de pilotos, assistindo-se a uma autêntica romaria às boxes. Neste jogo, quem mais perdeu foi César Machado, colega de equipa de Rafael Lobato, que caiu para quarto, e Francisco Mora, que partilha o Supra da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal com Francisco Abreu, que desceu para sexto.
 
Do lado dos que ganharam posições ficaram Roberto Faria, que partilha um dos Aston Martin da Racar Motorsport com Mathieu Martins, e Vasco Oliveira, que faz equipa com Francisco Carvalho também num carro da marca inglesa da equipa de Odivelas, que acendeu a terceiro.
 
César Machado, o Campeão em título da categoria absoluta de GT, pressionou bastante Vasco Oliveira, mas este acabou por manter o terceiro posto da geral, conquistando o triunfo na divisão GT4 Bronze, ajudado por uma bandeira vermelha causada pelo incidente de Nuno Afonso. O piloto do Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Gianfranco Motorsport deixou muito óleo na pista e terminou com a corrida quando esta já estava perto da bandeira de xadrez.
 
Na frente, José Carlos Pires concluiu o serviço iniciado por Pedro Salvador, vencendo a segunda corrida do programa, batendo Roberto Faria e Mathieu Martins, que terminaram na segunda posição.
 
Bruno Pires e Patrick Cunha, apesar de uma corrida com alguns sustos, assinaram uma excelente prestação, culminando com o triunfo na GT4 Pro-Bronze, superiorizando-se aos Toyotas de Nuno Afonso e Alex Areia, Gianfranco Motorsport, que apesar do incidente ficaram classificados em segundo, e de Sérgio Azevedo e Orlando Batina, da Batina Racing.
 
Ruben Vaquinhas e Pedro Bastos Rezende mantiveram a sua invencibilidade na GT4 Am,  apesar de um furo na primeira metade da corrida, impondo o Aston Martin Vantage AMR GT4 inscrito pela Gianfranco Motorsport ao carro semelhante da Racar Motorsport pilotado por Filipe Videira e António Lopes.
 
Pompeu Simões e Duarte Camelo completaram um fim-de-semana perfeito com mais um triunfo na GTX aos comandos do Porsche Cayman CS preparado pela Speedy Motorsport, superiorizando-se a Henrique Moura Oliveira e Ruben Silva, em BMW M4 GT4 (F82) da Monteiros Competições, e a Luca Staccini e Gracie Mitchell, que em Ginetta G55 da Tockwith Motorsports terminaram com o carro danificado.
 
A divisão Cup teve um pódio igual a ontem. O favorito Rui Miritta impôs o Porsche 911 inscrito pela Monteiros Competições, continuando a sua boa prestação nas exigentes ruas de Vila Real. Nas posições imediatas ficaram Adam Fawsitt e Pedro Raposo, Protech Motorsport, e Vítor Costa, Monteiros Competições, também em carros do famoso modelo do construtor de Zuffenhausen.
 
Depois da prova desta tarde, o Campeonato de Portugal de Velocidade regressa em Jerez de la Frontera nos dias 31 de Outubro a 2 de Novembro, mas já de 12 a 14 de Setembro o Iberian Supercars e o Supercars España voltarão à acção em Valência.

TÉNIS DE MESA: Club de Vila Real brilha no XVI Torneio Internacional das Taipas

Atletas conquistam vários pódios e clube vence Troféu Absoluto pelo segundo ano consecutivo

O Club de Vila Real teve uma excelente participação no XVI Torneio Internacional das Taipas, realizado no passado fim de semana, reunindo atletas de todos os escalões, desde sub-11 até seniores. A comitiva vila-realense foi composta por cerca de 20 atletas e voltou a demonstrar a força da sua formação, conquistando diversos lugares de destaque e, mais uma vez, afirmando-se como uma das principais escolas de ténis de mesa do país.

Resultados mais relevantes
Sábado
Sub-11

1.º lugar – Rodrigo Carneiro

3.º lugar – Mafalda Monteiro

5.º lugar – Josué Penelas

Mapa final (16 atletas): Domingos Honrado e Taylor Correia

Fase de grupos: Camila Pereira, Miriam Araújo, João Paulo Gabriel, Lucas Correia e Rafael Silva

Sub-13

2.º lugar – Martim Rodrigues

6.º lugar – Sara Teixeira

Sub-15/19 Femininos

3.º lugar – Sofia Carneiro

4.º lugar – Luana Casanova

Sub-15 Masculinos

2.º lugar – José Azevedo

Oitavos de final: Pedro Casanova

Fase de grupos: Bruno Casanova

Domingo / Seniores

Oitavos de final: Mário Morais

Troféu Absoluto – Club de Vila Real no topo!

Graças ao excelente desempenho coletivo, o Club de Vila Real conquistou o Troféu Absoluto, distinção atribuída ao clube com os melhores resultados no somatório dos dois dias de competição. Este feito é alcançado pelo segundo ano consecutivo, refletindo o trabalho contínuo de atletas, treinadores, pais e todos os que contribuem para o crescimento da modalidade em Vila Real.

Treinos abertos até final de julho
Os treinos de Ténis de Mesa decorrem todos os dias no Centro Escolar da Araucária, entre as 17h30 e as 19h30, até ao dia 31 de julho.

Traga o seu filho(a) para experimentar!
Junte-se à família do Club de Vila Real e venha descobrir o gosto pelo ténis de mesa.

A morte de Diogo e André

 Nunca falei com Diogo Jota ou o irmão, André Silva, talvez tenha estado em alguma conferência de imprensa ou zona mista do primeiro, antes ou depois de jogos da Seleção Nacional ou dos clubes que representou, não me lembro.
  Sem qualquer relação pessoal com o internacional português, encarei a morte dele como se o conhecesse há muito, uma proximidade distante – a psicologia explicará – por mais paradoxal que possa parecer.

 Soube da tragédia na manhã de quinta-feira, num canal televisivo que passava a informação em rodapé, sem destaque de última hora, naquele instante pensei até tratar-se de alguém com o mesmo nome e profissão que falecera. Rapidamente constatei, porém que era Diogo Jota quem partira, acompanhado pelo mano, uma das palavras de que mais gosto.

 Duas vidas interrompidas famílias destroçadas, (mais que) um país em choque. A morte, sempre que chega cedo, torna-se ainda mais cruel. Não porque seja menos natural – infelizmente, é a única certeza que temos – mas porque a associamos ao que não foi vivido e poderia ter sido.

 Diogo e André eram futebolistas. Que se lixe o futebol!

 Quando morre alguém assim sentimo-nos traídos. E juntamente com a tristeza emerge um terror (quase) egoísta – podia ter sido connosco, com a nossa cara metade, com, os nossos irmãos, com os nossos filhos, com os nossos pais. A dor da perda alheia torna-se espelho dos nossos próprios insuportáveis.

Orlando Fernandes

Desportivo Transmontano acompanha Filipe Marques no 54.º Circuito Internacional de Vila Real

Presença garantida nos dias 4, 5 e 6 de julho; piloto de Sabrosa quer repetir vitória alcançada em Monteblanco

O Desportivo Transmontano vai estar à boleia de Filipe Marques durante o prestigiado 54.º Circuito Internacional de Vila Real, que se realiza nos dias 4, 5 e 6 de julho. O jornal digital marca presença no mítico traçado transmontano para apoiar o piloto natural de Sabrosa, que representa a equipa FourTyres.

Filipe Marques vai competir no Desafio ANPAC, uma das provas integradas no programa do fim de semana, com o objetivo claro de lutar pela vitória. O piloto quer dar seguimento à excelente performance da última prova disputada no Circuito de Monteblanco, em Espanha, onde conquistou um triunfo importante.

O Fiat Punto 85 da equipa FourTyres terá um segundo piloto em pista: Nuno Santos, natural de Vila Real, vai assumir o volante na corrida 2. Após o abandono em Monteblanco, provocado por um problema nos travões a apenas duas voltas do fim, Nuno pretende redimir-se e alcançar um resultado positivo diante do seu público.

A edição de 2025 do Circuito Internacional de Vila Real promete, mais uma vez, espetáculo e emoção. O Desportivo Transmontano estará no terreno para acompanhar tudo de perto, com destaque para os talentos da região que brilham no automobilismo nacional.

Renato Coimbra assume comando técnico do SC Vila Pouca

Treinador de 28 anos inicia primeiro desafio como técnico principal no futebol sénior

Renato Coimbra é o novo treinador do SC Vila Pouca, equipa da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Vila Real. A informação foi apurada pelo Desportivo Transmontano.

Natural de Amarante, o jovem técnico de 28 anos inicia assim o seu primeiro projeto como treinador principal de uma equipa sénior, depois de ter desempenhado funções como treinador adjunto no CD Celoricense na temporada passada.

Com um percurso ligado à formação, Renato Coimbra começou a carreira técnica nos escalões jovens do Amarante FC, tendo orientado os sub-11 e os sub-15 do clube da sua terra natal.

A direção do clube aguiarense aposta, assim, num perfil jovem e com formação sólida, acreditando no potencial de crescimento do novo treinador.

Marko Gudzulic reforça baliza do GD Chaves

Guarda-redes sérvio de 22 anos chega do Estrela da Amadora

O GD Chaves oficializou a contratação de Marko Gudzulic, jovem guarda-redes sérvio que chega do Estrela da Amadora.

Em 2024/2025 o futebolista de apenas 22 anos representou a equipa sub-23 dos tricolores, tendo realizado 11 partidas oficiais, uma pela equipa B e duas pela formação principal.

Por Francisco Mendes

Pedro Ribeiro deixa a direção técnica da AFVR após 10 anos

Alexandre Aleixo será o novo diretor técnico da AFVR

Pedro Ribeiro, atual diretor técnico da Associação de Futebol de Vila Real (AFVR), decidiu terminar a sua colaboração com a instituição no final da presente época desportiva, encerrando um ciclo de uma década ao serviço do futebol distrital.

Em comunicado oficial partilhado nas redes sociais, a direção da AFVR, os seus órgãos sociais e os serviços agradeceram a Pedro Ribeiro “todo o empenho, dedicação e profissionalismo ao longo destes últimos 10 anos”, desejando-lhe “os maiores sucessos pessoais e profissionais para o futuro”, com a certeza de que “continuará a ser um de nós por onde quer que passe”.

Segundo apurou o Desportivo Transmontano, o cargo de diretor técnico será assumido por Alexandre Aleixo, numa aposta de continuidade e conhecimento profundo da realidade do futebol regional.

Esta transição marca o fim de uma era na estrutura técnica da AFVR, com Pedro Ribeiro a deixar uma marca importante no desenvolvimento do futebol distrital, tanto na formação como na organização técnica das competições.

Campo do Calvário vai ser requalificado com investimento de 169 mil euros

Projeto da Câmara de Vila Real prevê melhorias no relvado, iluminação, bancadas e bancos de suplentes. Obra será executada em 45 dias.

O Município de Vila Real aprovou, em reunião de Câmara, o projeto de execução e a abertura do procedimento para a empreitada de “Requalificação e Modernização de Equipamentos Desportivos – Campo do Calvário”. Esta intervenção tem como objetivo a melhoria das condições físicas e funcionais do recinto desportivo, promovendo a valorização urbana e garantindo maior segurança e conforto aos seus utilizadores.

A empreitada contempla um conjunto alargado de trabalhos, entre os quais se destacam:

  • A manutenção do piso do campo de jogos, que passará a contar com um relvado sintético de última geração, com enchimento em cortiça natural. Esta solução assegura melhor desempenho, conforto térmico e permite uma utilização intensiva em qualquer condição meteorológica;
  • A substituição da iluminação exterior, com instalação de luminárias LED de alta eficiência e gestão inteligente por zonas ou horários, garantindo uma iluminação adequada para treinos e jogos noturnos;
  • O tratamento e pintura das paredes exteriores, utilizando tinta acrílica resistente às intempéries, aos raios UV e à poluição, promovendo uma melhor integração paisagística e valorização estética do recinto;
  • A pintura das bancadas, com tinta específica para betão exposto, aumentando a durabilidade e proporcionando melhores condições de higiene e conforto para o público;
  • A requalificação dos bancos de suplentes, com o objetivo de assegurar melhores condições de abrigo e conforto para atletas e equipas técnicas.

O investimento total na requalificação do Campo do Calvário ronda os 169 mil euros, com um prazo previsto de execução de 45 dias após a consignação da obra.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios, esta intervenção “insere-se na estratégia municipal de valorização das infraestruturas desportivas de proximidade, fundamentais para promover a prática desportiva regular, a inclusão e o bem-estar da população. Estamos empenhados em continuar a investir em espaços que sirvam a comunidade e contribuam para a qualidade de vida dos nossos cidadãos.”

V. Guimarães entre os adversários do GD Chaves na pré-temporada 2025/2026

Flavienses preparam a participação na Liga 2 agora sob o comando do técnico Filipe Martins

O GD Chaves já está de olhos postos na temporada 2025/2026, agora sob a liderança do técnico Filipe Martins e com algumas caras novas no plantel.

Os flavienses divulgaram o calendário de jogos de preparação, com destaque para um duplo embate com o V. Guimarães nos dias 12 de julho e 2 de agosto.

Além destes dois duelos, a equipa transmontana irá defrontar Fafe (casa – 16 de julho), Felgueiras (fora) dia 19 de julho, Ponferradina (casa – 23 de julho), Moreirense (fora – 26 de julho), Leixões (Matosinhos) e Amarante (Freamunde) a 30 de julho.

Por Francisco Mendes

Últimas notícias