“Bis” de Ruben Couto mantém o Mondinense vivo na luta pela fase de apuramento de campeão.
O Mondinense recebeu e venceu o Constantim por 2-1 , em jogo a contar para a 11°Jornada da Série B da divisão de honra da AF Vila Real.
A equipa da casa entrou melhor no jogo criando mais oportunidades, e logo aos 10 minutos um cruzamento de Botelho para cabeceamento de Carlos, permitiu que a defensiva do Constantim tirasse o esférico.
Numa boa jogada de entrosamento entre Botelho e Carlos nasce o primeiro golo da tarde, com Botelho a tabelar com Carlos, que remata fora de área, com Rui Pedro a fazer uma defesa incompleta e na recarga a sobrar para Rúben Couto, que faz assim o 1-0 para a equipa de Basto, aos 16 minutos.
O Mondinense sempre superior no jogo com Botelho novamente envolvido numa oportunidade de golo, em que recupera a bola e de fora de área e obriga Rui Pedro a esticar-se para evitar o segundo golo para os locais, estavam decorridos 22 minutos.
Volvidos 12 minutos e contra a corrente do jogo, surge o golo doa igualdade, com Johnny Nogueira a bater um livre de forma exímia, sem hipótese de defesa para César Lemos.
A resposta Mondinense não demorou, com Gonçalo a recuperar a bola no meio campo adversário, transportando a mesma de forma controlada e no último passe serviu Botelho que na cara de Rui Pedro remata com pouca força, permitindo a defesa ao guarda redes contrario.
Com inteligência e rapidez, o guardião forasteiro Rui Pedro joga rápido em Dioguinho, que faz o passe pelo meio da defesa da casa, com Clayton dentro de área a obrigar César Lemos a excelente intervenção, estavam decorridos 39 minutos.
Quase no lance seguinte, Carlos tenta surpreender o guarda redes Rui Pedro de fora de área, mas rematou o esférico ao lado da baliza visitante.
No último lance da primeira parte, Brízida cruza para área da equipa que viajou de Constantim, com a defensiva visitante a fazer um corte deficiente, a bola sobra para Gomes que rematou ao poste e na recarga Carlos remata contra a defensiva do Constantim, com o esférico a ressaltar para Tiago, que tenta uma nova investida, mas Carlos cabeceou para as mãos de Rui Pedro.
O início da segunda parte começa como acabou a etapa inicial, com um cruzamento de Brizida para a área e o recém entrado Rodrigo Martins, cabeceou com intenção de ampliar a vantagem mas enviou a bola ao lado da baliza.
Estavam corridos 66minutos quando Lucas Carioca, também recém entrado na equipa do Constantim, faz um cruzamento para área do Mondinense, mas sai facilmente para as mãos de César Lemos.
Volvidos 4 minutos e através de um lançamento de linha lateral para os da casa, Tuca penteou para Carlos, que domina de forma perfeita , mas envia por cima da baliza adversária.
Quando o relógio do juiz da partida contava 80 minutos, há um cruzamento tirado pelo, ainda júnior, Lapeira de forma perfeita para Rúben Couto, que cabeceou ao lado da baliza, no entanto, neste lance os adeptos da equipa da casa ficaram a pedir um eventual penálti por falta cometida sobre o avançado local.
A equipa da casa continua a procurar do golo da vitória e aos 85 minutos, Andorra de livre, remata por cima da baliza.
O Mondinense insiste e no minuto seguinte Brizida, criou uma nova oportunidade quando efetua um cruzamento para Rodrigo, que remata por cima da baliza adversária.
Já perto do final do tempo regulamentar, e sem ninguém prever, o Constantim cria duas oportunidades dignas de registo. Pimenta coloca a bola por cima da defesa do Mondinense, com Koussi a cruzar para Lucas Carioca rematar por cima da baliza.
O mesmo Lucas Carioca, volta a aparecer e a criar perigo, numa jogada individual pelo flanco a efetuar o cruzamento para área, mas a inteligência e qualidade do guardião César Lemos imperaram ao antecipar-se ao cruzamento, protegendo assim a sua baliza.
No último minuto do tempo regulamentar, novo lançamento para a equipa de Basto com Tuca a cabecear para Carlos receber de forma categórica, dribla um adversário, e junto à linha de fundo tenta o remate que passa a arrasar o poste da baliza do Constantim.
Em tempo de compensação, mais concretamente ao 90+4 minutos, surge o momento da partida, quando Andorra a jogar o esférico na profundidade para Rodrigo Martins, assistir de forma categórica Rúben Couto, que na cara de Rui Pedro não falhou, bisando assim na partida e dar a vitória ao Mondinense, num jogo difícil e com incerteza no marcador até final.
Na próxima jornada o Mondinense vai se deslocar até Valpaços e o Constantim a receber o Fontelas .
Nota: O Mondinense estreou mais um jovem da formação ao minuto 86 entrou Bernardo Carvalho ainda com idade Júnior.
Estádio Municipal de Mondim de Basto.
Mondinense – Constantim, 2-1.
Árbitro: Ricardo Pinto.
Mondinense: César Lemos, Brizida, Gonçalo (Lapeira, 78), Mauro, Tuca, Carlos, Botelho (Bernardo Carvalho, 86), Andorra, Gomes (Rodrigo, 46), Tiago Fernandes e Ruben Couto.
Treinador: Tiago Nogueira.
Constantim: Rui Pedro, Pimenta, Renato, Paulo Rodrigues, Dioguinho, Johnny Nogueira (Cristiano Peixoto, 78), Carlos Borges, Clayton (Luis Fernandes, 78), Samuel (Diogo Carvalho, 46), Diogo Esteves (Lucas Sousa, 59) e Valentin.
Treinador: Bruno Ferreira.
Ao intervalo: 1-1
Golos: 1-0 Ruben Couto (16), 1-1 Johnny Nogueira (34), 2-1 Ruben Couto(90+4).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Gonçalo (55), Paulo Rodrigues (67), Johnny Nogueira (74) e Ruben Couto (90+4).
Texto e foto: Zé Carlos