O Mondinense venceu o Santa Marta por 2-0, num jogo disputado no Campo Dr Rui Machado, em Fontelas, casa emprestada dos penaguiotas e relativo à 10ª jornada da série B, da Divisão de Honra da AF Vila Real.

Esperava-se um jogo equilibrado, com as equipas a arriscar pouco, até porque era o primeiro jogo da 2ª volta e quem perdesse poderia começar a “marcar passo”.

O Santa Marta ao longo da primeira parte teve mais bola, foi mais estável e conseguiu estar sempre mais próximo da área adversária. Teve duas boas oportunidades: por Mica, num remate fora da área, rasteiro, com a bola a tirar tinta ao poste, e logo depois Paulo Machado atira uma “bomba” num livre direto, para uma defesa do guardião César Lemos.

A turma de Mondim de Basto tentava no contra-ataque chegar ao golo e João Gomes teve uma ocasião clara para marcar já dentro da pequena área, após cruzamento de Gonçalo Azevedo, um remate que saiu fraco e à figura do guardião local.

É já no final da primeira parte que os comandados de Tiago Nogueira chegam ao golo, aos 41 minutos, bola bombeada para área, alguns ressaltos, e João Gomes atira a contar, com o guardião Pedro Rodrigues a ficar muito mal na fotografia, pois o remate não foi potente e ele tenta agarrar ao invés de defender.

Ao intervalo o resultado mais ajustado seria o empate, mas a eficácia dos forasteiros e o erro do guardião penaguiota a colocarem o Mondinense na frente do marcador.

Na etapa complementar assistiu-se a um jogo muito mais físico, com muitos duelos de contacto, muita bola no ar, muitas faltas, em baixo ritmo, com a turma de Justino Ribeiro a jogar mais com o coração do que com a cabeça, ao passo que a equipa que viajou de Mondim de Basto mais bem organizada defensivamente e com mais clarividência a sair no contra-ataque, tendo o relógio agora do seu lado, para conservar uma vantagem mínima, mas preciosa.

Em toda a 2ª parte, o Santa Marta não conseguiu ter uma única ocasião clara de golo.

Rodrigo Martins teve nos pés o 2-0, mas falhou incrivelmente dentro da pequena área, após bom cruzamento de Tiago Fernandes.

O Mondinense sentenciou o jogo, aos 90+2 minutos, num contra-ataque: Adebayo arranca ainda no seu meio-campo defensivo, dribla um adversário e adianta a bola para longe, para poder acelerar até ficar isolado com o guarda-redes, que ele próprio fez questão de driblar e depois empurrou a bola para a baliza deserta. Uma grande jogada individual, de um jogador que tinha acabado de entrar e estava “fresquinho”.

Este resultado permitiu ao Mondinense entrar novamente nos lugares de apuramento para a Fase Campeão, na Série B, ultrapassando precisamente o Santa Marta.

Na próxima jornada o Santa Marta desloca-se ao terreno do Fontelas, ao passo que o Mondinense recebe o Constantim.

Jogo disputado no Estádio Dr. Rui Machado em Fontelas.

Santa Marta – Mondinense, 0-2.

Árbitro: André Santos.

Assistentes: Paulo Fonseca e Cláudio Monteiro.

Santa Marta: Pedro Esteves, Samuel, Nuno Peixoto, Tozé, Bruninho, Bruno Sul, Jorge Cardoso, Gabi Guedes (Fabiano, 75), Jokito (Luís Sousa, 68), Paulo Machado e Mica.

Treinador: Justino Ribeiro.

Mondinense: César, Brizida, Gonçalo Azevedo, Mauro, Tuca, Paulinho Botelho, Andorra, João Gomes (Adebayo, 77), Tiago Fernandes (Lapeira, 83), Ruben Couto e Manichy (Rodrigo Martins, 39).

Treinador: Tiago Nogueira.

Ao intervalo: 0-1.

Golos: 0-1João Gomes (41); 0-2 Adebayo (90+2).

Ação disciplinar: cartão amarelo para: Tiago Fernandes (39), Jorge Cardoso (39), Jokito (40) e Samuel (73).

Por Luis Santos