AFVR: Rescaldo da 21.ª jornada da Divisão de Honra

158

A 21.ª jornada da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Vila Real voltou a trazer mexidas relevantes na classificação e confirmou a consistência do líder numa fase em que cada ponto começa a ganhar um peso acrescido. Com o segundo classificado, SC Régua, a cumprir folga, o Montalegre aproveitou da melhor forma a deslocação a Fontelas para reforçar a vantagem no topo, enquanto nas restantes partidas houve triunfos pela margem mínima, um empate sem golos e uma goleada clara em Santa Marta.

Ora, tal como na época passada, em Fontelas, o Montalegre apontou cinco golos e saiu com uma vitória robusta frente ao Fontelas, aumentando a distância para o mais direto perseguidor. Não foi um passeio absoluto, mas andou muito perto disso. A formação barrosã teve mais posse de bola, mais cantos, mais ocasiões flagrantes e, naturalmente, mais eficácia. Logo aos 8 minutos, Diogo Carvalho rematou forte, ligeiramente por cima da baliza, dando o primeiro aviso. Aos 13’, Lamine atirou à trave e, na sequência do lance, Sandro Viegas, atento e oportuno em cima da linha de golo, inaugurou o marcador.

A intensidade do líder manteve-se elevada. Lamine voltou a acertar na trave, num período em que o Montalegre encostava o adversário ao seu meio-campo defensivo. Aos 18’, Tiago Correia esteve perto de ampliar, mas Gouveia defendeu com a face, evitando o segundo golo. Cinco minutos depois, Diogo Carvalho, dos mais ativos, voltou a criar perigo com um remate que na bancada deu sensação de golo. O 0-2 surgiria pouco depois, na sequência de um livre cobrado por Messi, com Tiago Correia a concluir da melhor forma. Antes do intervalo, aos 40 minutos, Diogo Carvalho voltou a tentar a sua sorte com um remate forte e Gouveia, ao invés de afastar, acabou por introduzir a bola na própria baliza. Ao intervalo, 0-3 e partida praticamente decidida, numa tarde imprópria para futebol, com demasiado vento a condicionar jogadores e equipa de arbitragem.

Na etapa complementar, o 0-4 apareceu cedo, por intermédio de Igor Sevivas, que se desmarcou bem na frente de ataque e finalizou com eficácia. Aos 65 minutos, Messi fixou o 0-5 final, com um remate intencional à baliza local. A partir daí, o Montalegre reduziu a intensidade, ainda assim podendo ter aumentado a contagem por Diogo Carvalho, Karamoko ou Sadidi. O Fontelas tentou reagir e procurou o golo de honra, mas nunca conseguiu concretizar. Com este triunfo, o líder soma agora 50 pontos em 19 jogos.

Quem também aproveitou a jornada foi o Vila Pouca. Na deslocação ao terreno do Vilar Perdizes, venceu por 0-1, graças a um golo de David Freitas (77′). Num encontro decidido pela margem mínima, a eficácia foi determinante. O Vila Pouca chega aos 46 pontos, os mesmos do Régua, que folgou nesta ronda e mantém 46 pontos em 19 jogos, contra 20 já realizados pela equipa aguiarense. O Vilar Perdizes permanece com 34 pontos em 19 partidas.

No Municipal de Mondim de Basto, o Mondinense, que jogou desde os 43 minutos com menos um jogador, devido à expulsão de Ivan Portilha, superiorizou-se ao vizinho Atei por 2-1. Gabriel (6′ e 59′) foi a figura da partida ao apontar os dois golos da formação da casa, enquanto Paletes (90′ +1) reduziu para o Atei. O triunfo permite ao Mondinense consolidar o quarto lugar, agora com 40 pontos em 20 jogos. O Atei mantém-se na 11.ª posição, com 26 pontos.

Também o Vidago venceu pela margem mínima, superando o Cerva por 2-1. Luís Borges (70′) e Eduardo (90′ +3), marcaram para o Vidago, com Kurany (77′) assinar o golo do Cerva, que terminou o jogo com 9 jogadores. A equipa vidaguense sobe aos 39 pontos e mantém-se na perseguição aos lugares cimeiros, enquanto o Cerva soma 17 pontos em 19 jogos.

Em Santa Marta, registou-se uma das vitórias mais expressivas da jornada. O Santa Marta venceu o Mesão Frio por 4-0, com golos de António Pereira, dois de Gui e um de Fabiano. Um resultado claro que permite ao Santa Marta atingir os 31 pontos e subir ao décimo lugar. O Mesão Frio, apesar da derrota pesada, mantém os 34 pontos e segue na sétima posição.

O Valpaços também garantiu três pontos importantes ao vencer o Cumieira por 1-0, com golo de Betinho (19′). A equipa valpacense chega igualmente aos 31 pontos, enquanto o Cumieira permanece com 12, tendo ainda um jogo em atraso relativamente a várias equipas.

No Estadio da Portelinha, o Constantim venceu por 0-1 frente ao Sabroso, graças a um golo de Levi. O Constantim soma agora 19 pontos em 20 jogos, ao passo que o Sabroso continua com apenas nove em 19 partidas disputadas.

A única igualdade da jornada registou-se no encontro entre o Abambres e o Pedras Salgadas, que terminou 0-0. Num duelo equilibrado e com 9 cartões amarelos mostrados pelo arbitro da partida, o nulo traduziu o que se passou dentro das quatro linhas. O Pedras Salgadas passa a somar 32 pontos, mantendo-se no oitavo posto, enquanto o Abambres atinge os sete pontos e continua na parte inferior da tabela.

Feitas as contas, o Montalegre lidera com 50 pontos em 19 jogos, seguido do Régua com 46 em 19 e do Vila Pouca com os mesmos 46, mas em 20 partidas. Mondinense (40) e Vidago (39) fecham o lote dos cinco primeiros. No pelotão intermédio surgem Vilar Perdizes e Mesão Frio com 34 pontos, Pedras Salgadas com 32, Valpaços e Santa Marta com 31, e Atei com 26. Mais abaixo, Constantim (19), Cerva (17), Cumieira (12), Sabroso (9), Abambres (7) e Fontelas (4) completam a classificação.

Por Raúl Saraiva