Golo de Talysson foi quem fez a diferença no jogo da jornada inaugural a série A do Campeonato de Portugal. No final, valeu o tento apontado aos 21 minutos pelo jogador brasileiro.
Foi uma entrada da melhor forma na nova temporada. O Juventude de Pedras Salgadas, que participa pela 10ª época consecutiva no Campeonato de Portugal, recebeu e venceu, o AC Vila Meã, por 1-0.
O jogo começou a um bom ritmo , com ambas as equipas a procurar o golo. E a primeira jogada ofensiva de algum perigo até pertenceu aos visitantes, aos 10 minutos, por Djoussé.
A equipa visitante ameaçou, mas foi a equipa termal a estar perto de marcar, aos 19 minutos, por Taka, que não conseguiu, já dentro da pequena área, concretizar da melhor forma uma clara situação de finalização.
A equipa termal, apesar desta oportunidade não concretizada, não deixou de ir à procura do golo e alcançou os seus intentos, aos 21 minutos. Nicolas combinou bem uma jogada ofensiva pela esquerda com Talysson, que perante Tiago Rocha, num bonito gesto técnico, inaugurou o marcador.
Responderam os visitantes aos 30 minutos, com Varela a proporcionar boa intervenção a Gonçalo Pinto.
A equipa termal, apesar de estar em vantagem, não deixou de ir à procura do golo e esteve muito perto do 2-0, aos 32 minutos, mas Nicolas isolado não conseguiu desfeitear Tiago Rocha.
Aos 37 minutos, Varela aparece em boa situação para marcar, mas o remate foi intercetado praticamente sobre a linha de golo, por Tomás Piedade, após uma primeira intervenção de Gonçalo Pinto.
Aos 41 minutos, os homens da casa pedem grande penalidade, num lance em que Zé Lopes joga o esférico com o braço dentro da área visitante, mas o juiz de Aveiro erradamente não assinalou.
Aos 44 minutos, Varela está novamente muito perto de marcar, num remate forte e colocado à entrada da área, valeu a grande intervenção de Gonçalo Pinto, a desviar por cima do travessão.
No regresso dos balneários, os visitantes mostraram-se agressivos e, ao minuto 48, Varela voltou a proporcionar mais uma intervenção de grau dificuldade elevada ao Gonçalo Pinto e aos 76 minutos foi a vez de Ekene a rematar à barra.
A equipa visitante ia arriscando, já os homens da casa iam fechando as portas e atacando cada vez mais pela certa à medida que o relógio avançava e aos 85 minutos, o recém-entrado Jorginho, num remate à entrada da área, faz passar o esférico muito perto do poste da baliza de Tiago Rocha.
Até ao final do encontro ambas as equipas aproximaram-se com relativo perigo da baliza adversária, mas o resultado já não se alterou.
Jogo no Estadio da Portelinha, em Pedras Salgadas.
Pedras Salgadas-Vila Meã: 1-0
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:1-0, Talysson, 21 minutos.
Pedras Salgadas: Gonçalo Pinto, Tomás Piedade, Miguel Carreira, Edu, Flávio, Batista (Cláudio, 82), Hélder Almeida (Jorginho, 75), Talysson, Taka (Portal, 82), Edgar (Biscaia, 75) e Nicolas (Messi, 67).
Treinador: Gustavo Souza.
Vila Meã: Tiago Rocha, Pedro Nuno, Menezes (Tiago Carneiro (80), Seixas (Gonçalo Almeida, 75), Mabuza, Pedro Martins (Ekene, 67), Zé Lopes, Varela, Elizio, Vítor Hugo (Mica, 45) e Djoussé.
Treinador: Pedro Machado.
Árbitro: Marco Pereira (AF Aveiro))
Ação Disciplinar: Cartão amarelo a Pedro Martins (16), Batista (71), Seixas (72), Elizio (83), Talysson (86) e Tiago Carneiro (90+5).
Luis Roçadas