A equipa vila-realense venceu o Montalegre, este domingo, por 2-0, em jogo da décima segunda jornada da Série A do Campeonato de Portugal. Foi a primeira vitória em casa na competição para os comandados de Nuno Barbosa, que realizaram a melhor exibição da época.
Esperava-se um Montalegre a impor o ritmo do jogo, mas nunca conseguiu ser clarividente, ao passo que a equipa do Vila Real sempre se mostrou consistente a defender e muito matreira na hora de chegar à área adversária.
Uma primeira parte de muita luta, com superioridade da equipa da casa, onde inclusive enviou duas bolas aos ferros da baliza de Bruno Pio.
O golo dos comandados de Nuno Barbosa, surgiu aos 38 minutos, por Dércio, numa excelente jogada ao primeiro toque no corredor central e finalizada da melhor forma, pelo avançado alvinegro.
Na etapa complementar, os comandados de Tony da Silva, entraram mais afoitos, a tentarem inverter o rumo dos acontecimentos. Ao longo da 2ª parte, surgiram duas oportunidades claras para o Montalegre e com duas grandes defesas de Carlos Madureira: a primeira por Tiago Luís num “tiro” de meia distância e depois por Edu Ribeiro (isolado dentro da área).
Aos 61 minutos contrariedade para a equipa barrosã: Maurício já tinha cartão amarelo e faz uma falta perigosa no seu meio-campo defensivo, leva o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho, deixando a equipa barrosã com 10 unidades.
O jogo ficou algo partido e os alvinegros têm nos pés de Musa e Nicolatti, três ocasiões claras para acabar com o jogo, mas os remates não levaram a melhor direção.
Nos últimos 10 minutos, Nuno Barbosa mexe na equipa, fazendo algumas substituições com o intuito de segurar a vitória, era hora de cerrar fileiras e aguentar a vantagem, mesmo em superioridade numérica (Montalegre com uma equipa muito forte do ponto de vista físico).
Já em período de compensação o “Bila” chega ao segundo golo, em duas situações (uma delas anulada por fora de jogo), ambas protagonizadas, por Diogo Matos, em dois lances de contra-ataque que foram “fotocópias” um do outro, com o avançado local a ficar isolado dentro da área e a não dar hipóteses ao guardião Bruno Pio.
Tarde de festa no Campo do Calvário, primeira vitória caseira da época para os alvinegros, que conseguem encurtar distâncias e estão agora a apenas 3 pontos da saída dos lugares de despromoção. Por outro lado, o Montalegre perde o 3º lugar, não aproveita os deslizes de Pevidém e Camacha e cai para o meio da tabela classificativa.
Na próxima jornada o Vila Real vai ao terreno do Tirsense, ao passo que o Montalegre recebe Os Sandinenses.
Jogo no Campo do Calvário, em Vila Real.
Vila Real – Montalegre, 2-0.
Árbitro: Fernando Ferreira (AF Guarda).
Vila Real: Madureira, Botelho, Luís Henrique, Musa, Dércio (Diogo Matos 80′), Paixão (Soares 80′), Azevedo, Simaozinho, Liberal (Nicolatti 70′), Papi e Gustavo.
Treinador: Nuno Barbosa.
Montalegre: Bruno Pio, David Santos, Alex (Nuno Machado 72′), Luís Maurício, Edu Machado, Rúben Neves, Zack, Mané (David Moura 45′), Isaac (Edu Ribeiro 65′), Tiago Luís (Angola 60′) e Douglão.
Treinador: Tony da Silva.
Golos: 1-0 Dércio (38′), 2-0 Diogo Matos (90+5′).
Ação disciplinar. cartão amarelo para Dércio (20′), Papi (43′), Luís Maurício (52′ e 60′) e Liberal (55′). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Luís Maurício (60″).
Foto e texto: Luis Santos