O SC Vila Real empatou a zero na receção ao Marítimo “B”, em jogo a contar para a 22ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. Um jogo com contornos de final e onde ninguém foi feliz com a divisão de pontos, mas com o Vila Real a sair penalizado, uma vez que falhou uma grande penalidade no período de descontos.
O jogo teve pouco “tempero”, praticamente sem grandes oportunidades de golo.
A formação madeirense “complicou” a tarefa aos alvinegros ao trazer alguns jogadores da equipa A, que habitualmente competem nos campeonatos profissionais.
Ao longo da primeira parte não houve nenhuma tentativa de golo de ambas as equipas.
A etapa complementar trouxe um “Bila” mais afoito, com mais volume de jogo, a estar mais próximo da grande área da formação insular.
No entanto, com o avançar do jogo se percebeu, que quem marcasse ia vencer a partida, o nó estava muito difícil de desatar.
Mas foi nos últimos 10 minutos que se assistiu ao grandes lances do jogo. Stanley Kanu acelera e recebe uma bola em profundidade e fica dentro da área complemente isolado com o guardião Madureira, mas atira ao lado, um falhanço incrível.
Nos descontos, e após um pontapé de canto a favor dos comandados de Nuno Barbosa, Musa remata de “ressaca” de fora da área e Guerrero toca com o braço na bola, sendo que o árbitro aponta para a marca do castigo máximo. Nicolatti assumiu o penálti, mas permitiu a defesa do guardião Pedro Teixeira. Já não se jogou mais, o jogo terminou logo ali.
O “Bila” teve o “pássaro na mão”, mas deixou fugir, contra um rival direto na luta pela manutenção. A quatro jornadas do final da competição, o SC Vila Real acima da linha de água a 3 pontos da zona de descida.
Na próxima jornada, mais um jogo decisivo para os alvinegros, com deslocação ao reduto do Portosantense, lanterna vermelha da prova.
No intervalo do encontro, o SC Vila Real e o CS Marítimo “B”, prestaram uma homenagem ao vila-realense Rui Vieira, ex-jogador de ambos os clubes.
Rui Vieira fez a sua formação no SC Vila Real, representou os alvinegros nas épocas 1978/79 a 1982/83, tendo depois ingressado na AD Guarda, Vitória Sport Clube (4 épocas) e CS Marítimo (6 épocas).
Jogo disputado no Campo do Calvário, em Vila Real.
Árbitro: Tiago Mendes (AF Braga).
Vila Real: Madureira, Botelho, Luis Henrique, Gonçalo Paixão, Musa, Micael Babo, Simãozinho (Zé Pedro, 74), Dercio (Basit, 74), André Azevedo (Agostinho Soares, 85), Liberal (Nicollati, 83) e Papi.
Treinador: Nuno Barbosa.
Marítimo “B”: Pedro Teixeira, Noah Madsen, Ruben Sousa, Constantin, Guerrero, Françoise, Nito Gomes, França (Ruben Marques, 67), Rodrigo Andrade, Francisco Gomes e Stanley Kanu.
Treinador: Nelson Jardim.
Ação disciplinar: cartão amarelo para França (26).
Por Luis Santos