Clube reconhece gravidade do incidente ocorrido em Santa Marta de Penaguião e assegura total colaboração com entidades disciplinares

A ADRC Douro Inédito reagiu oficialmente aos acontecimentos ocorridos no passado domingo, 13 de abril de 2025, no Pavilhão Gimnodesportivo de Santa Marta de Penaguião, onde um árbitro foi alvo de agressão durante uma partida.

Após uma reunião entre a direção do clube e a equipa técnica, a instituição emitiu um comunicado onde expressa “veemente pedido de desculpas” ao árbitro agredido, Mário Monteiro, bem como ao Núcleo de Árbitros de Futebol Henrique Silva, considerando “absolutamente inaceitável” o comportamento verificado.

No comunicado, o clube frisa que “as emoções desportivas, intensamente vividas por todos os intervenientes, não podem justificar comportamentos de provocação, injúria e confronto físico”, apelando a que estas sejam sempre “refreadas e contidas, mesmo perante situações adversas”.

A direção da ADRC Douro Inédito garante estar plenamente consciente da gravidade da situação e compromete-se a cooperar com as instâncias disciplinares competentes “no sentido de apurar os factos e aplicar as devidas sanções”.

Segundo a mesma nota, o atleta envolvido na agressão reconheceu o erro e, num gesto de arrependimento, apresentou um pedido de desculpas ao árbitro agredido.

Por fim, o clube reafirma o seu compromisso com a promoção dos valores do desporto e o respeito pelos recintos desportivos como “eventos sociais de relevo”, defendendo que estes devem ser sempre “exemplo para as respetivas comunidades”.