GCVR em destaque na 4.ª prova do Circuito Nacional de Pentatlo Moderno em Rio Maior

13

Afonso Resende alcançou o 2.º lugar e Bruno Morais foi 4.º nos Sub-13; setor feminino penalizado por situação irregular que levou à desclassificação de Inês Carvalho e Laura Alves.

O Ginásio Clube de Vila Real (GCVR) marcou presença na 4.ª e última jornada do Circuito Nacional de Pentatlo Moderno, no escalão Sub-13, realizada em Rio Maior, no passado dia 2 de novembro de 2025.

Os atletas Afonso Resende, Bruno Morais, Inês Carvalho e Laura Alves representaram o clube transmontano, demonstrando empenho e qualidade nas várias disciplinas da competição.

Nos masculinos, Afonso Resende esteve em excelente plano, terminando no 2.º lugar da geral, com 857 pontos. O jovem atleta, que recentemente venceu o Nacional de Espanha de OCR e Laser Run e foi 5.º na Taça Ibérica de Laser Run, voltou a destacar-se no triatlo via olímpica da FPPM, ao ser 1.º nos 100 metros livres (1:14,51) e 2.º na corrida e tiro (3:44,0).

Também Bruno Morais apresentou uma boa performance, especialmente depois de um período de recuperação de doença. Concluiu a prova em 4.º lugar, com 808 pontos, tendo registado 1:16,30 na natação e 4:30,0 na corrida e tiro, melhorando as suas marcas individuais.

No setor feminino, a prova ficou marcada por um episódio infeliz. Inês Carvalho foi a mais rápida na natação (1:03,47) e também no Laser Run (3:50,0), mas acabou desclassificada por ter ultrapassado uma barreira de sinalização mal colocada após a zona de tiro. Laura Alves, que vinha logo atrás (1:11,72 na natação e 5:21,0 na corrida e tiro), foi igualmente afetada pela mesma situação. O GCVR contestou oficialmente o desenrolar da prova, alegando irregularidades na colocação do percurso.

O clube vila-realense prepara-se agora para participar no Campeonato Nacional de Clubes, a última competição do calendário nacional da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno (FPPM), que também decorrerá em Rio Maior.

Por JC