SC Vila Real, GD Bragança e GD Chaves são para já os únicos representantes transmontanos na 2ª eliminatória.
O sorteio da 1ª eliminatória da Taça de Portugal não foi simpático para as equipas da região transmontana, e os resultados confirmaram isso mesmo, salvo a honrosa exceção do Sport Clube Vila Real, que afastou o GD Joane por 3-1, após grandes penalidades, depois do nulo registado no tempo regulamentar e prolongamento.
Pelo caminho ficam o Pedras Salgadas (Dist.), Macedo de Cavaleiros (Dist.) e Vinhais (Dist.), que perderam em, Vieira (Dist.), por 2-0, Camacha (CP), por 3-0, e Vianense (CP) por 2-1 , respetivamente. O GD Valpaços (Dist.) ao sair derrotado na receção ao Limianos (CP) por 3-5, também saiu fora da ‘prova rainha’.
O SC Vila Real è para já a única equipa, que se junta ao GD Bragança (CP) e GD Chaves (II Liga) na 2.ª eliminatória, visto que, a formação brigantina foi um dos 39 clubes isentos e os flavienses, só entram em prova na 2ª eliminatória.
Relativamente ao SC Régua (CP), só no próximo dia 15 de setembro é que disputa o jogo da 1ª eliminatória, em casa do GD Velense (Dist.).