Projeto vai ser dividido em três fases

O Município de Vila Real levou a efeito, no passado dia 25 de setembro, uma reunião de trabalho com os responsáveis nacionais da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) e as direções dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas da Rede Pública do Concelho, com vista à execução do projeto-piloto especial Vila Real – UAARE que prevê a conciliação entre o sucesso desportivo e o sucesso escolar dos alunos-atletas do concelho e da região, tendo em conta que o Município considera estruturante e estratégico criar condições de equidade e fixação da juventude com talento desportivo. De referir que este projeto-piloto especial Vila Real – UAARE obteve a aprovação, por unanimidade, da Coordenação Nacional do mesmo.

Desta reunião, resultou um entendimento entre todas as partes, que irá alavancar este projeto em três fases. Numa fase inicial, no ano letivo 2024/25 as 4 escolas do concelho irão operacionalizar e desenvolver esforços na adoção das medidas necessárias à criação das condições ideais para a fixação de alunos de elevado potencial e rendimento desportivo. O objetivo é assegurar aos alunos/atletas as melhores condições possíveis na simbiose entre horário escolar e horário de treino, condições de apoio ao estudo e meios e recursos técnicos e pedagógicos. Serão destinatários do projeto alunos-atletas de nível I com estatuto de alto rendimento, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro – comprovativo do IPDJ, alunos-atletas de nível II que integrem seleções nacionais ou outras representações desportivas nacionais, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 45/2013, de 5 de abril – comprovativo da respetiva Federação desportiva, e alunos-atletas com elevado potencial desportivo.

Terminada a fase I (1 a 2 anos) a escola que demonstrar melhores resultados na relação entre a captação de atletas com o perfil 1 e 2, a correlação dos resultados de rendimento escolar e desportivo e as condições técnicas e recursos de apoio disponibilizados, reunirá as condições para ser candidata, após formalização conjunta Escola/Município ao programa UAARE para no ano letivo 2025/26 ou 2026-2027, integrar este projeto enquanto escola externa.

Na fase III do projeto, esta escola, dependendo do cumprimento de todos os critérios plasmados no enquadramento legislativo das UAARE, poderá futuramente ser opositora ao processo de candidatura a Escola da Rede Nacional UAARE, caso cumpra os critérios de elegibilidade e resulte em sede de candidatura a sua aprovação.

O próximo passo deste projeto visa criar sinergias de cooperação, com um conjunto de entidades públicas que juntas reúnem aquilo que se pode designar por uma “Rede Estratégica de Facilitadores” do projeto, as quais se pretende que possam englobar o próprio Município de Vila Real, a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, a UTAD, as Federações Nacionais de Modalidade, que se fazem representar pelas associações de modalidade no nosso concelho com protocolo de cooperação desportiva, sendo atualmente 11, o Instituto Português do Desporto e Juventude I.P (IPDJ) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

Para Alexandre Favaios, Vice-Presidente da Câmara Municipal, “a criação de uma futura UAARE será um objetivo ao qual o atual executivo municipal não negará esforços dado que esta é uma iniciativa resultante de muito trabalho e articulação prévia e um projeto que trará à cidade e à região um reconhecimento cabal da aposta do município na educação e no desporto.

Fonte: Município de Vila Real