O Núcleo de Árbitros de Futebol (NAF) Henrique Silva, de Vila Real, comemorou na passada sexta-feira, dia 22 de novembro, no Hotel Miracorgo, o 28º aniversário desde a fundação, na presença de entidades distritais e nacionais ligadas à modalidade, entre as quais se destacam o presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).
Ao longo da noite, o núcleo vila-realense, presidido por Vítor Santos, distinguiu os árbitros de futebol e futsal que garantiram a promoção na última época, tendo reconhecido, ainda, Manuel Escaleira, antigo presidente do NAF, e os árbitros Ricardo Moreira e Álvaro Mesquita com o prémio carreira.
O patrono do NAF foi, por várias vezes, lembrado. Henrique Silva, falecido em 2013, além de presidente e fundador deste núcleo, foi o 1º árbitro de toda a região transmontana a alcançar, em 1957, o mais alto patamar da arbitragem nacional – a 1º divisão – na qual se manteve durante 11 anos.
Presente no aniversário, Alexandre Favaios, vice-presidente da Câmara Municipal e vereador com o pelouro do desporto, realçou o papel do NAF na promoção da arbitragem, no recrutamento de novos árbitros, que “reflete o compromisso com a qualidade e competitividade do desporto”.
O presidente do núcleo, Vítor Santos, dirigiu-se aos associados para lembrar que “ser árbitro, hoje, é muito mais do que apenas aplicar as regras do jogo. É, antes de tudo, uma paixão, uma vocação. É a arte de interpretar o jogo, de tomar decisões rapidamente e de garantir que a competição seja justa, conferindo a todos os atletas as mesmas oportunidades”.
No final, Luciano Gonçalves, que preside à APAF desde 2016, foi homenageado pelo núcleo,
considerando o esforço e dedicação que a associação tem realizado, nos últimos anos, e
que contribuem para o reconhecimento e defesa da profissão. O dirigente desejou sucesso à nova direção do núcleo e agradeceu o empenho dos árbitros vila-realenses.
Filipe Ribeiro