Pista barrosã foi escolhida para inaugurar o calendário europeu, num formato que promete espetáculo dentro e fora de pista, sob a organização do Município de Montalegre e do Clube Automóvel de Vila Real.
O Circuito Internacional de Montalegre vai inaugurar a RallyX Euro League, uma nova série internacional de ralicross, que promete trazer cerca de 100 carros e kartcross à pista portuguesa, nos dias 29 e 30 de março de 2025.
O novo campeonato europeu, da qual também faz parte o RallyX South, é a expansão da série de sucesso RallyX Nordic, que passa a designar-se RallyX North, as competições organizadas pela RX Promotion, do ex-piloto Andreas Eriksson.
Trata-se de um campeonato que segue a fórmula de sucesso do RallyX Nordic, o espetacular campeonato nórdico de ralicross, que atrai, normalmente, grandes nomes da modalidade e uma centena de concorrentes por prova, distribuídos por diferentes categorias.
Andreas Eriksson e a RX Promotion vão expandir o conceito ao sul da Europa e criar duas novas competições: o RallyX South, com 8 provas em quatro países, entre Portugal, Países Baixos, Alemanha e outra localização a divulgar; e a RallyX Euro League, que junta as quatro provas do sul da Europa com as quatro provas do RallyX North, a disputar na Suécia, Dinamarca, Letónia e noutro evento ainda a divulgar. Ao todo, a nova competição europeia terá 16 provas em oito pistas, num formato de jornada dupla em cada fim de semana (uma prova no sábado e outra no domingo).
Após se ter afirmado como uma das melhores pistas de ralicross do Mundo, Montalegre foi escolhida para abrir o calendário, preparando-se para receber cerca de uma centena de máquinas e categorias com carros de quatro rodas motrizes (incluindo Supercars a gasolina), duas rodas motrizes e kartcrosse.