Jogo com duas partes distintas, na primeira, o Montalegre melhor e a assumir as despesas do encontro. Na segunda, com mais um em campo, a formação da casa foi mais perigosa.
Entrou melhor no jogo a equipa que viajou do Barroso. Teve, também, mais bola a formação do Montalegre durante os primeiros 45 minutos.
Mesmo assim, pertenceu ao Valpaços o primeiro remate com relativo perigo, aos 12´, por intermédio de Igor, por cima.
Respondia o Montalegre, aos 16´, mas o disparo de Lito sai ao lado do alvo. Porém a formação barrosã estava mais confortável e Sadidi abriu o marcador com remate colocado. Seis minutos depois, aos 33´, Bizi corresponde da melhor forma a excelente cruzamento na direita do ataque da formação forasteira, era o 0-2 que deixava o Montalegre um pouco mais tranquilo. No entanto a reação da equipa da casa não se fez esperar e João Nuno obrigou Daniel Gomes a defesa atenta. Ao intervalo 0-2.
Na etapa complementar, tudo se alterou depois da expulsão de Kenny, com vermelho direto, após entrada imprudente. O Valpaços passou a ter mais bola e criou perigo aos 53´, depois de cruzamento dirigido para o segundo poste.
Danilo está perto de reduzir, após canto bem batido à esquerda, com o cabeceamento a sair ligeiramente por cima.
Em lance magistralmente conduzido por Sadidi, o gabonês assiste Lito que, em posição frontal, atira por cima. Podia ter sido o 0-3 e o jogo ficava praticamente decidido…
O Valpaços também teve tudo para fazer golo aos 71´, mas Falcão atirou ao lado.
O golo do Valpaços chegava ao minuto 90, depois de remate certeiro de Mariz. Não havia tempo para mais e o Montalegre saía vencedor. Ao Valpaços faltou pontaria na etapa complementar… O Montalegre fez uma boa primeira parte, ficou bastante condicionado com a expulsão de Kenny e depois faltaram soluções no banco.
O treinador do Valpaços, Júlio Baptista, lamentou o desaire: “Analisando globalmente o jogo, penso que é um resultado ingrato e injusto para aquilo que a minha equipa fez.”
O treinador do Montalegre, Gonçalo Magalhães, admitiu dificuldades: “Foi uma vitória muito difícil porque, para além de virmos de um jogo quinta-feira em que a gestão de cargas não era fácil, sabíamos que havia alguns jogadores que podiam acumular alguma fadiga, sobretudo na parte final do jogo.”
Estádio da Portelinha – Pedras Salgadas.
Valpaços – Montalegre: 1-2.
Arbitro: Dylan Brito.
Valpaços: Tulipa (Moutinho 82), Pepe, Danilo, Simão (João Miguel 82), Moutinho (Falcão 61), Igor, João Nuno, Mariz, Chala ©, Rabiço e Djaló (Luís Paulo 75).
Treinador: Júlio Batista.
Montalegre: Dani Gomes, Rúben Geraldes, Alisson, Faria, Lito (Simão Fernandes 74), Djelimory, Kenny, Diogo Carvalho ©, Bizi (Pedro Brito 46), Sadidi e Alejandro.
Treinador: Gonçalo Magalhães
Ao intervalo: 0-2.
Marcadores. : Sadidi (26), Bizi (33) e Mariz (90).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Alisson (35), Rúben Geraldes 845), Moutinho (53), Danilo (63) e Faria (71). Cartão vermelho para Kenny (48).
Por Nuno Carvalho