Apesar de ter sofrido golo primeiro o Mondinense deu a volta ao jogo e venceu com goleada

O Mondinense deslocou-se ao reduto do Santa Marta e goleou a turma local por 5-1, em jogo a contar para a 15ª Jornada do Campeonato da Divisão de Honra da AF Vila Real. Uma vitória sem mácula, mas com reviravolta no marcador.

O jogo previa-se complicado e equilibrado, entre duas equipas que ocupam o top 5 da classificação. E tudo começa com o golo penaguiota aos 4 minutos: grande jogada de Cauê, dribla três adversários, combina com Marquinhos e não perdoa no frente a frente com César, com o esférico ainda a bater no poste antes de entrar.

Os comandados de Francisco Lemos rapidamente deram a volta ao marcador: primeiro por Ivan, aos 8 minutos a desferir um golpe fatal já dentro da área após um excelente cruzamento de Andorra e depois por Eduardo Arada (22), que surge isolado dentro da área, após uma perda de bola em zona baixa dos locais, e a não perdoar no 1×1 com o guardião Pedro Rodrigues.

O jogo estava animado e Cauê por duas vezes tentou o golo, uma delas de fora de área, num remate em arco, César voou e defendeu e depois num remate ao lado, já na pequena área.

No último lance da primeira parte surge o 1-3 para a turma de Mondim de Basto: Sardinha marca de livre direto, num remate que embora tenha passado por cima da barreira, dado o pouco ângulo e o facto do guarda-redes ainda ter tocado na bola, deixa a sensação de ter sido mal batido.

Ao intervalo a vantagem era justa, mas por números exagerados.

A etapa complementar começa com uma grande oportunidade de Cauê, para reduzir a vantagem, que fica isolado na pequena área com César, após a ressaca de um canto, mas atira ao lado.

O 4º golo da equipa forasteira deu-se logo depois: Ivan recupera a bola no seu meio-campo, vê a linha defensiva adversária subida e a desmarcação de Rooney, lança bola à profundidade e Rooney (57) não falha na cara do guarda-redes Pedro Rodrigues, fazendo o “xeque-mate” no jogo.

Ambos os treinadores mexeram nas equipas e a partir daí o Santa Marta foi massacrado. O Mondinense chegou ao 1-5 de penálti, por Ivan (82), mas podia ter dilatado a vantagem para números ainda maiores para a formação de Justino Ribeiro.

Vitória justa por números claros, num campo sempre difícil para qualquer equipa. O Mondinense continua no 2º lugar a 2 pontos do líder Vila Real, no entanto, conseguiu alargar para 5 pontos a vantagem para o Régua (que havia batido na jornada passada e que voltou a “escorregar” em Valpaços e fica a 7 pontos do topo da classificação).

Na próxima jornada o Santa Marta vai ao terreno do Régua, ao passo que o Mondinense recebe o Ribeira de Pena.

Luis Santos