CDC Montalegre está vivo
Montalegre venceu na Póvoa de Varzim e o resultado é curto face ao que sucedeu. Barrosões ofereceram um recital de golos falhados.
Vitória justa do Montalegre, teve mais oportunidades de golo, melhor defensivamente e mais determinação.
Viage alterou o seu habitual esquema de 4x3x3 e jogou com um linha de cinco defesas: Manú, Kiko, Rui Bruno, Massaia e Luan. A verdade é que a consistência defensiva foi grande e o Montalegre não sofreu qualquer golo.
O jogo fica também marcado pela expulsão de Tito Júnior logo à passagem do terceiro minuto de jogo, por entrada perigosa sobre Bruninho, ou seja pitons na perna do atleta do Montalegre. A equipa visitante jogou praticamente toda a partida em superioridade numérica. Curiosamente, reagiu bem à expulsão a equipa Varzinista. Aproximou-se com perigo à baliza contrária aos 7 minutos.
Depois, os transmontanos equilibram e até se superiorizam ao adversário. Na sequência de um lançamento lateral, o Montalegre ganha a primeira bola pelo ar e Bruno Bernardo corta para Bruninho que remata colocado e abre o marcador.
O Varzim acusa o golo e antes do intervalo o Montalegre dispôs de mais três situações para marcar: Didi atira por cima, Diogo Teixeira faz o mesmo aos 40 minutos e aos 45+5´, em cima do intervalo, o mesmo Teixeira obriga Ricardo a boa intervenção.
Ao intervalo o 0-1 sabia a pouco ao Montalegre.
Volta a entrar bem na etapa complementar o conjunto do Montalegre. Aos 51´, Bruninho remata com muito perigo e Teixeira volta a testar a qualidade do experiente Ricardo que defende pela linha de fundo. Aos 53´, Bruninho, isolado, atira ao lado. Os adeptos do Montalegre gritaram golo na bancada…
O Varzim melhora um pouco com as entradas de Hélder Barbosa e Zé Eduardo. Aos 71´, depois de livre na esquerda, surge um cabeceamento perigoso à baliza transmontana. Responde Angola com remate ao lado. Aos 83´, depois de mau atraso de João Faria, Didi volta a estar perto do segundo tento. A fechar o jogo, Zé Eduardo atira à malha lateral da baliza dos barrosões.
Com esta vitória, o Montalegre reentra na luta pela manutenção, quebra um ciclo de 9 jogos sem ganhar e ganha ânimo para as derradeiras 4 jornadas.
Bruninho foi o melhor em campo e Paulo Moreira destacou-se na equipa da casa. O Varzim está em polvorosa.
No final, os adeptos apuparam a grande maioria dos jogadores, treinadores, direção e nem a equipa de arbitragem escapou. O Varzim caiu em lugares de despromoção e já paira no ar a possibilidade de voltar a descer, o que seria trágico para este histórico do futebol português, candidato assumido à subida no início da temporada.
Edgar Pinho, presidente do Varzim, falou muito depois do jogo terminar: “É muito difícil este momento, nunca estive numa situação destas, mesmo na minha vida profissional… Qual a solução? Acho que não há nenhuma atuação milagrosa. Animicamente falta algo. Eu continuo a acreditar, cá dentro ninguém baixa os braços. Não sei se faz sentido mudar de treinador”.
O Varzim não ganha há sete jogos e Bruno China, que substituiu Tiago Margarido, não conseguiu vencer nenhum. Seis jogos sem triunfos e poderá ter o lugar em risco.
Tiago Oliveira, diretor desportivo do Montalegre, fala no lema do clube até ao fim: “Sangue, suor e lágrimas até ao fim; no fim vamos fazer as contas. Hoje viemos para ganhar, não viemos para jogar. Parabéns à equipa técnica, aos jogadores e parabéns ao presidente que sofre imenso com isto. Foi um jogo mais com o coração que com a razão.”
Por Nuno Carvalho
Foto: CDC Montalegre