Tiago Pinto, antigo jogador e treinador que agora assumiu a presidência do Abambres SC, concedeu uma entrevista ao Desportivo Transmontano (DT) para abordar o futuro do seu mandato e o seu olhar para esta nova jornada “exigente” que terá pela frente.
Confiante no que estará por vir e rodeado de pessoas competentes como o próprio afirma, o presidente do Abambres SC, com apenas 33 anos, promete “paixão, destreza e responsabilidade” no exercício das suas funções.
DT: Quais foram os momentos mais memoráveis da sua carreira como treinador do Abambres SC?
Tiago Pinto: Todos os momentos são memoráveis e de aprendizagem constante. Cada escalão tem a sua própria essência e consegui trabalhar com escalões diferentes e todos fizeram de mim melhor treinador e melhor pessoa.
DT: O que o motivou a fazer a mudança do cargo de treinador principal da equipa Sénior para Presidente do Abambres SC? Esta transição deveu-se no seu pensamento a uma urgência de mudança de rumo do clube ou foi simplesmente por gosto pessoal?
Tiago Pinto: O cargo de treinador Sénior não seria uma continuidade mesmo não tendo apresentado a candidatura a presidência do clube. Os ciclos terminam e o meu já estava no fim.
A transição deveu-se única e exclusivamente pelo gosto que tenho pelo Abambres Sport Club e por achar que podemos dar continuidade ao trabalho que estava a ser feito com novas ideias e projetos diferentes para o clube.
DT: Sente que será o maior desafio que enfrentará desde que entrou para o “Mundo do Futebol”?
Tiago Pinto: Todos os desafios carecem de grandes dificuldades, se formos a ver a um nível de hierarquias podemos dizer que é o maior desafio, mas certamente com a equipa de trabalho que temos no clube tudo correrá bem e certamente caminharemos na direção que achamos melhor para o clube.
DT: Quais são os maiores desafios que projeta para este início de presidência? Sente uma maior exigência por assumir este cargo em comparação com o de treinador principal? Sente uma maior pressão por assumir este lugar sendo uma pessoa reconhecida e acarinhada pelas pessoas ao redor do clube?
Tiago Pinto: A exigência é maior porque sou a “cara” de uma equipa diretiva e consequentemente do clube e nos seniores apenas era o responsável daquele escalão e não tinha de me preocupar com mais nada.
Quando entramos em situações diferentes daquelas que estávamos habituados a lidar acabamos por sentir um bocado a pressão porque as exigências são diferentes, mas acredito que, com o passar do tempo, quando o conhecimento no cargo for maior tudo passará e será uma boa experiência.
O maior desafio é estar à altura da eleição que tive e conseguir que o projeto que temos definido corra da melhor forma.
DT: Acredita que, com a experiência que adquiriu durante estes anos como jogador e treinador, possa ter muita importância para abordar o cargo que agora ocupa?
Tiago Pinto: A minha experiência pode ajudar no que toca a gestão desportiva, mas o clube não vive só disso, mas felizmente temos pessoas com muita capacidade nas outras áreas necessárias para o bom funcionamento do clube e com o conhecimento de cada um formaremos uma excelente equipa.
DT: Quais são os planos a curto e a longo prazo para a equipa Sénior, para os escalões de formação masculino e feminino e futebol de praia?
Tiago Pinto: Os planos para a equipa Sénior passam por termos uma equipa competitiva dentro do orçamento que temos disponível, relativamente à formação é continuarmos o trabalho que estava a ser desenvolvido e melhorar nos aspetos que já identificamos e trabalhar de uma forma mais precisa e com as devidas necessidades de cada escalão.
O futebol feminino tentaremos que continue a crescer e este ano iremos ter uma equipa Sénior que irá competir na III Divisão Nacional.
O futebol de praia é um projeto diferente que tem espaço para melhoria e crescimento na nossa cidade e esperemos conseguir manter. Quanto à próxima época é fazer novamente uma boa prestação no campeonato nacional.
DT: Que valores e princípios acredita serem fundamentais para o sucesso contínuo do clube?
Tiago Pinto: Sermos sempre verdadeiros e sérios em tudo que fazemos, a lealdade e sinceridade acaba sempre por ajudar no sucesso do clube.
DT: O que pode prometer aos sócios e simpatizantes do Abambres, bem como aos Jogadores/as e respetivos elementos da equipa técnica e que mensagem lhes dirige?
Tiago Pinto: O clube, apesar de terem transitado alguns elementos da antiga direção irá passar por umas pequenas alterações e novos caminhos a seguir, só peço que confiem no nosso trabalho e que tenham alguma paciência numa fase inicial porque tudo demora o seu tempo a construir.
DT: Que legado pretende deixar no Abambres SC?
Tiago Pinto: Mais gente a gostar do clube, mais pessoas ajudar o clube para que a continuidade esteja sempre assegurada.
O Desportivo Transmontano deseja as maiores felicidades ao presidente Tiago Pinto e ao Abambres Sport Club neste sua nova etapa.