O Mondinense deslocou-se ao terreno do Constantim e bateu a turma local por 1-0, com uma grande penalidade convertida por Luís Arada já nos últimos 10 minutos, em jogo a contar para 2ª Jornada da série B da Divisão de Honra da AF Vila Real.
A primeira parte foi de muita luta entre ambas as equipas, a turma de Mondim de Basto com mais bola, mas sem conseguir furar a organização dos comandados de Bruno Ferreira.
As poucas oportunidades foram para a equipa forasteira: canto de Luís Arada e cabeceamento de Mauro Martins ao lado, remate cruzado de Lapeira (para defesa apertada para canto) e ainda bom passe de Luís Arada e Rúben Couto falha isolado na pequena área.
Pelo meio, Luís Arada em boa posição dentro da área, é derrubado, mas leva amarelo por simulação. No entanto, é um lance extremamente duvidoso para o árbitro Ricardo Martins.
Empate justo ao intervalo, numa tarde de muito calor.
A segunda parte trouxe a mesma toada de jogo, mas com mais serenidade com bola da parte dos comandados de Tiago Nogueira, e tudo se acentuou com a expulsão de Cristiano Peixoto (por duplo cartão amarelo).
Mauro Martins tem uma grande oportunidade, a passe de Adebayo, para a defesa da tarde de Rui Domingues.
Já no desespero e dentro dos últimos 10 minutos, surge o momento do jogo: Adebayo acelera no 1×1 com Miguel Pimenta, ganha frente do lance e é rasteirado. Penálti claro, que Luís Arada converteu em golo com toda a classe (bola para um lado e guarda-redes para o outro).
O período de descontos trouxe um lance claro de golo ao Constantim: bola bombeada para área, o guardião Cesar agarra a bola e deixa-a fugir, e depois surgem dois remates consecutivos, mas sempre intercetados pela muralha defensiva mondinense.
O jogo chegou ao fim com a vitória do Mondinense, justa, mas “arrancada a ferros”. Na próxima ronda o Mondinense recebe o Valpaços e o Constantim desloca-se a Fontelas.
Por Luis Santos