Comunicado publicado nas redes sociais

O Mondinense FC reagiu esta quarta-feira, através de um comunicado publicado na rede social facebook, aos incidentes ocorridos no final do jogo contra o Abambres SC, disputado no Campo D. Maria de Lurdes do Amaral, relativo à 8.ª jornada da Divisão de Honra da AFVR.

O clube de basto inicia o comunicado a repudiar ” qualquer tipo de comportamento provocatório, injurioso ou de incitação e confronto físico, entre atletas, intervenientes no jogo e adeptos, durante os eventos desportivos e nos respetivos recintos”, sublinhando ainda que, “os acontecimentos do dia 20 de outubro de 2024 não podem deixar a instituição indiferente e devem merecer uma clara e inequívoca tomada de posição”.

No mesmo documento, O Mondinense FC, acrescenta ainda que, “as emoções desportivas, intensamente vividas por todos os intervenientes, não podem justificar comportamentos de provocação, injúria e confronto físico. Emoções que devem ser refreadas e contidas mesmo perante a provocação, a injúria e a incitação ou o confronto físico”.

“A instituição Mondinense Futebol Clube, instituição centenária, tudo fará para que o desporto e os recintos desportivos continuem a constituir eventos sociais de relevo e de valorização da vida e dos valores societários, constituindo um exemplo para as respetivas comunidades”.

O Mondinense FC revela ainda, ” que o desafio desportivo entre o Mondinense Futebol Clube e o Abambres Sport Clube decorreu sem incidentes dignos de registo, não constituindo qualquer foco de justificação para o que se verificou no final da partida”.

“Conforme consta do relatório da equipa de arbitragem, intervenientes da equipa adversária, interpelaram numa linguagem desadequada, acompanhada de agressão física, jogadores do Mondinense Futebol Clube, desencadeando reações descontroladas de diversos intervenientes”, lembrando que, “para além do sucedido entre os intervenientes, assistiu-se, uma vez mais, à invasão de campo por um elemento estranho ao jogo, o que se vem a repetir em alguns confrontos disputados pelo Mondinense Futebol Clube fora de casa. Acontecimentos que têm restringido a liberdade e a segurança dos intervenientes afetos ao Mondinense Futebol Clube”.

O clube, agradece e enaltece, “a forte e habitual presença da nossa massa adepta.
Uma vez mais, fizeram-se representar para apoiar o nosso clube e os jogadores, como tem sido seu apanágio em todos os campos da Associação de Vila Real, sem o qual o nosso trabalho não teria o mesmo significado. É também por eles que iremos continuar a trabalhar e a melhorar”.

por fim , o clube de basto, refere que, “dada a gravidade dos acontecimentos, o Mondinense Futebol Clube requereu, com caráter de urgência, uma reunião com o Presidente da Associação de Futebol de Vila Real”.