O Campeonato de Portugal despede-se este domingo, 13 de abril, com um dérbi transmontano de cartaz. O Grupo Desportivo de Bragança recebe o Sport Clube Vila Real, às 16h00, no Estádio Municipal de Bragança, em partida referente à 25.ª e última jornada da Série A.
Com a manutenção assegurada por ambas as equipas, o encontro surge como uma espécie de celebração do que foi uma época positiva para os dois emblemas. O Bragança entra em campo com o 3.º lugar garantido e pode fechar a temporada com uns respeitáveis 47 pontos, caso vença. Já o Vila Real, 9.º classificado com 32 pontos, ainda pode subir uma ou duas posições, dependendo dos restantes resultados da jornada.
Mas o maior destaque da tarde vai para Nuno Gonçalves. O atual treinador do SC Vila Real regressa a uma casa onde deixou marca. Esteve no comando técnico do Bragança durante 18 meses, até janeiro deste ano, e saiu com a equipa no 3.º lugar da Série A. Mais do que isso: na temporada de estreia (2023/24), conquistou o campeonato e a Taça Distrital da AF Bragança, construindo uma ligação forte com o clube e com os adeptos.
Agora, volta como “adversário”, mas certamente será bem recebido numa partida que promete emoção, respeito e ambiente de festa nas bancadas. Com o futuro assegurado para ambas as equipas no Campeonato de Portugal, o dérbi servirá também para lançar as bases do que aí vem — e, quem sabe, dar um sinal do que se pode esperar em 2025/26.
Por Luis Roçadas
Foto: GD Bragança