O Pedras Salgadas foi derrotado, este domingo, em casa pelo Monção por 1-0. O golo foi apontado por Angel (44 minutos).

Com este resultado, a equipa termal mantém 26 pontos e o 8.º lugar na classificação da Série A do Campeonato de Portugal Liga, a dois da zona de despromoção .

O conjunto de Gustavo Souza até teve uma entrada mais ofensiva no desafio, dando a ideia de querer assumir o controlo das operações, e logo aos dez minutos criou uma boa situação para inaugurar o marcador. Talysson em zona frontal e já dentro da área, após cruzamento de Miguel Barandas rematou à figura do guardião visitante.

Os visitantes, só conseguiram esboçar a primeira resposta depois do quarto de hora, num remate de Gabriel que Pio defendeu, mas que inspirou a equipa para uma segunda tentativa, que se revelou letal, já aos 44 minutos. Numa jogada trabalhada no lado esquerdo com cruzamento para a entrada da área, Angel ganhou espaço, e rematou forte para fazer o 1-0, contrariando a corrente do desafio.

Após o descanso, o Juventude de Pedras Salgadas repetiu a entrada mais ofensiva do primeiro tempo, e viu teoricamente a sua tarefa mais facilitada com a expulsão por acumulação de cartões amarelos de Gabriel, aos 50 minutos.

Aos 60 minutos, Miguel Barandas teve uma excelente oportunidade para colocar a formação da casa em igualdade no marcador através da marca de grande penalidade, mas o guardião visitante negou o golo ao avançado termal.

Em inferioridade numérica, e com felicidade em manter a vantagem, os comandados de Francisco Tobias praticamente concentravam-se nas suas tarefas defensivas, e raramente chegavam com perigo à área contraria.

O avanço do relógio criou impaciência na formação de Gustavo Souza, que teve imensas dificuldades para ultrapassar o bloco defensivo e algum anti-jogo dos visitantes, que conseguiram chegar ao final da partida e arrecadar os três pontos em disputa.

Com quatro jornadas para o término da competição, a equipa termal desperdiçou uma grande oportunidade de distanciar-se dos seu mais diretos perseguidores na luta pela manutenção.

Arbitragem de fraco nível do juiz açoriano.

Jogo no Estádio da Portelinha em Pedras Salgadas.

Pedras Salgadas – Monção, 0-1

Árbitro: Bruno Costa (A.F. Ponta Delgada).

Pedras Salgadas: Pio, Ouattara (Nicolas, 60), Willian (Biscaia, 78), Tomás, Mesquita, Batista (Portal, 40), Hélder Almeida, Talysson (Tiaguinho, 78), Taka, Fraga e Miguel Barandas.

Treinador: Gustavo Souza.

Monção: David Romana, Sabinbi, Rayan, Ibraima, Ruben Marques, Luís Pedro (Vítor Hugo,85), Xina (Gonçalo, 90+3), Angel (Nelson, 90+3), Pelegrini (Tiago Ferreira, 90+3), Gabriel e Nicolas Souza (Batista, 75).

Treinador: Francisco Tobias.

Ao intervalo: 0-1

Golo: 0-1, Angel (44).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Gabriel (25 e 50), Batista (37), Outarra (37), Hélder Almeida (53), Talysson (65), Sabinbi (82) e Biscaia (87). Cartão vermelho por acumulação para Gabriel (50).

Por Luis Roçadas