O Concelho de Santa Marta de Penaguião foi palco de um fim-de-semana de intensa competição e animação com a realização de uma dupla jornada do Campeonato Nacional de Enduro. O evento reuniu 112 pilotos de alto nível, tanto nacionais quanto internacionais, garantindo dois dias de grandes disputas.
Para além da adrenalina das provas, o ambiente festivo tomou conta do paddock, com a XIII Noite de Fados e as tradicionais barraquinhas de “comes-e-bebes” das Comissões de Festas, proporcionando momentos de convívio e celebração para participantes e público.
A emoção do Campeonato Nacional de Enduro viveu momentos intensos nas especiais cronometradas junto ao Santuário de Nossa Senhora do Viso, em Fontes. Na categoria Elite, a luta pelo primeiro lugar foi renhida entre o finlandês Roni Kytnen (Husqvarna) e o francês Julien Roussaly (Sherco Portugal). Kytnen levou a melhor no primeiro dia de prova, enquanto Roussaly reagiu e venceu no segundo. No somatório das duas jornadas, o piloto finlandês garantiu o topo do pódio, superando o adversário francês por apenas 5,83 segundos. A terceira posição ficou com Rúben Ferreira (Beta Portugal Moto Espinha), que, após uma grande performance, saiu de Terras do Berço D’Ouro com uma merecida medalha de bronze.
Nas classificações absolutas dos dois dias das restantes classes, Santa Marta de Penaguião premiou ainda os seguintes vencedores: Rui Fernandes (Sherco) na classe Open; José Abad Cortés (KTM) nos Verdes; João Ermida (Beta) na classe Hobby; Pedro Oliveira (KTM) nos Veteranos; Albano Silva (GasGas) nos Super Veteranos; Daniel Alves (KTM) na Promoção; e Mariana Afonso (KTM) nas Senhoras.
Filipe Sampaio, responsável do Clube Natureza Extreme, parceiro do Município de Santa Marta de Penaguião na organização do evento, destacou os benefícios de um evento deste tipo para a região, e agradeceu todo o apoio da Câmara Municipal para que o evento se tivesse tornado realidade. “Como ex-piloto, acho ser muito melhor, em termos competitivos, termos dois dias de prova, pois qualquer erro que possa ser cometido num dos dias, ou até uma avaria, podem ser compensados num segundo dia de competição. Para o público e para a região, uma dupla jornada também é mais benéfica pois permite usufruir de mais emoções e espetáculo desportivo, e dinamiza a economia local durante todo um fim-de-semana. Quando temos um parceiro institucional como o Município de Santa Marta de Penaguião, que tudo faz para que o evento seja de grande nível, só podemos dar-nos por satisfeitos, pois sabemos que do outro lado temos pessoas que acompanham a nossa ambição de fazer desta uma excelente ronda do nosso Campeonato Nacional”, realçou.
Por sua vez, o Vereador com o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Fernando Gonçalves, nas suas declarações após o término das provas, mostrou-se muito satisfeito com o sucesso organizativo de mais uma prova. “Atualmente, Santa Marta de Penaguião olha para as provas de desporto motorizado como um excelente veículo de projeção do nosso Concelho, e a adesão massiva de pilotos ajuda a esta nossa exposição. Só este fim-de-semana tivemos mais de uma centena de participantes, oriundos de várias partes do País e do Mundo, e a visibilidade que estes eventos dão é de um valor significativo para as nossas gentes, pelo que a aposta é para continuar. Aproveito para agradecer ao Clube Natureza Extreme o fantástico trabalho realizado na organização da iniciativa, à Federação de Motociclismo de Portugal pela confiança em nós depositada, aos funcionários do Município que, durante o fim-de-semana, estiveram ao serviço no apoio ao evento, e aos nossos Bombeiros Voluntários e Agentes da Guarda Nacional Republicana, que garantiram a segurança e o apoio em situações de emergência, durante estes dois dias”.