Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense) e Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) venceram hoje, em Vila Real, a segunda prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse na categoria de elite.
A prova masculina de elite, última do programa desportivo desta manhã no Parque Corgo, ficou marcada pelo equilíbrio. Os quatro primeiros classificados colocaram-se todos dentro do mesmo minuto.
O primeiro a cruzar a meta acabaria por ser Márcio Barbosa, seguido por Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), a 11 segundos, e por Roberto Ferreira (Gulhabreu BTT, a 42 segundos. Depois de ter sido segundo em Melgaço, Márcio Barbosa passou a comandar a geral da Taça com o triunfo de hoje, embora em igualdade pontual com Mário Costa.
No setor feminino é que não houve novidades. A vencedora da corrida de Melgaço foi também a melhor em território transmontano. Joana Monteiro passou a meta na frente, encimando um pódio totalmente formado por ciclistas da Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde. A segunda, a 1m06s, foi Marta Branco, e a terceira, a 2m19s, foi Catarina Lopes.
Entre as camadas jovens, impuseram-se o sub-23 João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), os juniores Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis), os cadetes Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Margarida Vasconcelos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e o juvenil Afonso Silva (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact).
Já nos veteranos os melhores foram os masters 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ana Barata, os masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech), o master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e o master 60 Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).
A terceira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse disputa-se em Santo Tirso, no dia 27 de novembro.
FPC
Foto: Bila bikers