Fernando Gomes esteve presente na assinatura do protocolo

A Câmara Municipal de Vila Real e Associação de Futebol de Vila Real assinaram esta segunda-feira o protocolo destinado à construção da Academia de futebol, permitindo agora o lançamento do concurso público para a obra que se prevê estar concluída no próximo ano. A cerimónia decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Real e teve a presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes. 

O protocolo, assinado por Rui Santos, edil da capital transmontana, e António José Marques, líder associativo, estabelece os parâmetros para a requalificação do Complexo Desportivo do Monte da Forca e a construção da nova Academia.

A obra orçada em cerca de um milhão e 500 mil euros vai criar um novo campo relvado, requalificar o já existente, quatro balneários dos quais dois com capacidade para 24 pessoas e outros dois para 18 pessoas, um gabinete médico, uma sala antidoping, estacionamento e ainda a sede da Associação de Futebol de Vila Real.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, a beneficiação deste Complexo Desportivo é uma “prenda de aniversário” para a cidade que no próximo ano celebra 100 anos.

António Marques da Silva, presidente da Associação de Futebol de Vila Real, considera que esta requalificação é o concretizar de um sonho de 2015 sendo “uma mais valia para todos os clubes” do distrito.

Até aqui o Sport Clube de Vila Real era a equipa que mais utilizava o Monte da Forca, António Marques da Silva diz que “há bom senso de todas as partes” e que o clube pode continuar a utilizar o Complexo, assim como todos os clubes que assim o solicitem, sendo criado “um banco de horas”.

Recorde-se que uma reunião realizada no dia 9 de setembro de 2023 na Câmara Municipal de Vila Real entre o Município, a Associação de Futebol de Vila Real e a FPF, deu o pontapé de saída num processo que decorre do programa “Uma Associação, Uma Academia” lançado pela Federação Portuguesa de Futebol.