Prova de arranque do Campeonato de Portugal de Montanha com muito público a assistir

O bicampeão nacional Hélder Silva, com o seu “barchetta” Osella PA2000 EVO PA.30, venceu, em termos absolutos, a edição 2023 da Rampa Porca de Murça, prova que, este ano, integra a programação oficial de “Douro Cidade Europeia do Vinho 2023” e que marcou o arranque do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group.

O piloto poveiro venceu as três subidas oficiais da icónica rampa, organizada pelo CAMI Motorsport, não dando hipóteses à concorrência mais direta: José Correia (Norma FC20), que ficou em segundo lugar, a 2,9 segundos, e o piloto de Santa Marta de Penaguião, António Rodrigues (SilverCar EF10), em terceiro, a seis segundos.

Logo atrás, no 4º lugar, aparece o piloto reguense Nuno Guimarães, colega de equipa de Rodrigues. O “Capitão da Montanha” e o seu Silver Car S2 foram claramente os mais fortes entre os Protótipos B, divisão em que outro piloto da NJ Racing estreou da melhor a sua nova “barchetta”. Falamos do regressado Nuno Pinto, que levou a sua ADR Sport II ao 2º posto da Divisão, na frente de Victor Bessa, terceiro aos comandos de um PRM RC.

Um dos candidatos a “piloto da jornada” é Luís Delgado. O flaviense estreou em Murça o novo Cupra TCR de última geração, integrando os quadros da Nunes Sport e, logo na sua estreia com a estrutura, foi o piloto mais forte da equipa, conquistando o 5º posto da geral, vencendo a Categoria Turismos e a Divisão 2.

Logo atrás de si, o seu colega e líder de equipa Luís Nunes, levou o Skoda Fabia R5 ao 6º posto da geral, vencendo e convencendo na prova de estreia da nova categoria Super Challenge, onde, logicamente, também dominou o Grupo SC A.

Voltando à geral, encontrámos no 7º lugar outras das pilotos em grande destaque neste arranque da temporada. Gabriela Correia esteve imperial aos comandos do seu Mercedes AMG GT4, que levou ao triunfo entre os GT, suplantando Vítor Pascoal (Porsche 991 GT3 CUP), que começou assim a defesa do título de 2022 com um 2º posto na categoria e o 8º na geral. O pódio da categoria ficou completo com a presença de José Carlos Magalhães, na estreia do seu novo Porsche 997 GT3 CUP da MNE Sport.

Logo atrás, em 9º, ficou Joaquim Teixeira. O piloto do Cupra TCR da JT59 Racing Team/Bompiso apareceu em Murça limitado por uma intervenção cirúrgica realizada poucos dias antes, mas logrou andar rápido, garantindo ainda o 2º lugar na Categoria Turismos e na Divisão 2. Nesta divisão, o 3º posto ficou para Miguel Gonçalves, num Punto R3D.

 O Top 10 absoluto de Murça ficou completo com a presença de Bruno Carvalho. O lisboeta colocou ainda o seu Citroen Saxo no 2º posto entre os Super Challenge, categoria em que venceu o Grupo SC C.

Flávio Sainhas vence nos clássicos

Logo na jornada inaugural de sábado, se percebeu que a discussão nos Clássicos nesta Rampa Porca de Murça seria intensa. O primeiro dia revelou um alternância na liderança dos tempos entre José Pedro Gomes (Ford Escort RS 1800) e Flávio Saínhas (Ford Escort MKI), com o primeiro a superiorizar-se na subida inaugural de treinos e Saínhas a retribuir na segunda.

No domingo, deu-se a reviravolta e de uma forma contundente.

Flávio Saínhas “abriu o livro” e, na segunda subida, retirou 3,2 segundos ao seu tempo, apesar de ter visto a caixa do seu Ford ceder na parte final da rampa, num momento que poderia ter deitado tudo a perder para as suas pretensões. Mas o “crono” que registou colocou-o na liderança e com um avanço de 1,5 segundos sobre Pedro Gomes.

O problema da caixa foi solucionado, mas sem dar tempo a Sainhas de participar na última subida, ficando a ver o que José Pedro Gomes conseguiria fazer. Este andou bem, a exemplo do que fez ao longo de toda a prova, mas sem conseguir fechar a desvantagem, garantindo, mesmo assim, um bom 2º posto final, ficando ainda provado que o conhecido advogado natural de Montalegre irá estar entre os contendores pelo cetro de 2023.

Paulo Teixeira

Outro piloto em evidência neste arranque da temporada foi o piloto vila-realense Paulo Teixeira. Detentor de um Ford Escort MKI bem preparado, o piloto assumiu o 3º lugar logo no sábado e, nem um arreliador problema mecânico que o impediu de concluir a segunda subida de prova, já no domingo, viria a prejudicar a sua candidatura ao pódio, pois, na terceira e última vez que subiu os 4200 metros do traçado a contar para a classificação, repôs a sua posição e garantiu o merecido pódio final.

Pedro Alves dominou os Legends 

Pedro Alves

Pedro Alves já tinha dado nas vistas em 2022, quando da sua participação aos comandos de um KIA GT no Caramulo. Agora o vila-realense decidiu trazer o seu Citroen Saxo VTS até à prova inaugural da temporada 2023 de Montanha e, se em boa hora o pensou, em hora ainda mais bafejada executou a missão, sendo um dos pilotos em maior destaque ao longo do fim-de-semana de Murça.

Senhor de uma andamento poderoso com o Citroen Saxo VTS, o piloto vila-realense “limpou” a tabela de tempos dos Legends em todas as subidas em que participou, resolvendo a questão do triunfo logo nas duas primeiras subidas, conseguindo uma vantagem de quase 16 segundos que aumentou para 20 após a derradeira subida, onde estabeleceu o sue melhor tempo do fim-de-semana.

Se o seu programa competitivo incluir uma presença regular na modalidade, o título nacional estará perfeitamente ao seu alcance.

José Coimbra

E foi no “braço” que o também piloto de Vila Real, José Coimbra colocou o seu Opel Astra no 2º lugar final. Problemas no carro germânico fizeram-no estar ausente na primeira subida de prova e ficou pressionado para ter dois resultados nas restantes duas do programa da prova, sob pena de não se classificar. Não só o fez, mas ainda o conseguiu com tempos muito interessantes que o guindaram ao segundo posto.

Já Carlos Oliveira não teve tarefa fácil para garantir o 3º lugar na prova. Problemas técnicos no seu Ford Sierra RS Cosworth afetaram-no sobretudo no sábado, mas a Power House conseguiu resolver e colocar-lhe o carro americano em condições de forçar o andamento na segunda subida de prova e, nem mesmo outro problema no carro americano que o fez abandonar a derradeira subida, o impediu de garantir assim mais um pódio na sua carreira.

Durante dois dias, e com tempo favorável, as célebres “curvas de Murça” proporcionaram belos espetáculos, com muito público a assistir. “Ver tanto público, durante o fim de semana, encheu-nos de orgulho. Em termos desportivos, não conheço nenhum traçado tão técnico como este. Foi uma prova excelente e um bom início de campeonato de montanha”, afirmou o presidente do CAMI Motorsport, Nuno Loureiro.

CAMI Motorsport