CDC Montalegre caiu de pé e merecia empate

Barrosões dominaram no primeiro tempo, período onde tiveram cinco oportunidades claras de golo, inclusive uma bola na barra.

Parece continuar com a pontaria desafinada a equipa do Montalegre. A equipa transmontana não pode falhar tantos golos. O Varzim sofreu muito para bater uma equipa muito aguerrida, solidária e a jogar um excelente futebol.

O Montalegre dominou praticamente toda a primeira parte, com cinco oportunidades de golo contra apenas uma do conjunto visitado.

No primeiro tempo, foi a equipa de Viage que teve mais bola e que assumiu as despesas do jogo. Aos 10´, o guarda-redes Ricardo repôs mal a bola e Bruninho dispara ao lado do alvo. Depois, aos 30´, Bruninho com um remate em arco faz a bola passar perto do ângulo esquerdo da baliza local.

O Varzim mostrava-se impotente para travar o maior e melhor ímpeto transmontano. A ex-equipa da Liga 2 só ameaçou a baliza de Jeimes ao minuto 30, depois de disparo forte e colocado de Joãozinho. Logo a seguir, Bruninho, em boa posição, não consegue inaugurar o marcador. No minuto seguinte, depois de excelente jogada de insistência, Angola atira à barra.

Ao intervalo 0-0. O resultado justo seria 0-2. Faltou pontaria, mas também sorte ao Montalegre. 

Na etapa complementar, Tiago Margarido alterou a forma de jogar da sua equipa, e com as entradas de Quivira e Gustavo Souza ganhou outra profundidade o jogo ofensivo varzinista. De bola parada – onde são muito fortes – o Varzim inaugurou o marcador: canto na esquerda e cabeceamento letal do central Bruno Bernardo.

O Montalegre sentiu o golo e ficou menos confortável na partida. Gustavo Souza está perto de aumentar a vantagem por duas vezes. Jeimes voltou a exibir-se ao melhor nível. Era o melhor período do Varzim. Osemene atira ao poste e na sequência do lance há cruzamento e depois conclusão de Gustavo Souza a fazer o 2-0.

O Montalegre não desiste e Baba obriga Ricardo a grande defesa. O golo da equipa barrosã chega demasiado tarde, apenas aos 90+4 minutos numa jogada de insistência no corredor direito. Montalegre merecia mais, o Varzim suou muito para ganhar e a equipa de arbitragem fez um excelente trabalho.

O treinador do Montalegre, José Viage, fala de um resultado demasiadamente penalizador: “Montalegre na primeira parte foi a equipa que nos queremos, com personalidade, determinação e caráter. Tivemos coragem, jogamos, ligamos, tivemos mais posse de bola. Na segunda parte não entrámos tão fortes no jogo, o Varzim começou a acreditar e fez um golo de bola parada. Na segunda parte, o Varzim cresceu muito mas nós acreditamos sempre até ao fim…”

Já o técnico do Varzim, Tiago Margarido, reconhece dificuldades no primeiro tempo: “O jogo tem 90 minutos, na primeira parte não estivemos bem, a primeira parte foi má. Na segunda parte a equipa melhorou, conseguimos fazer  um ataque à profundidade mais efetivo, também melhorámos a nível de atitude, que era isso que faltava… O adversário também teve mérito.”

Nuno Carvalho

Foto: Varzim SC