Além de Portugal, também Espanha, Itália, Turquia, Romenia, EUA e Polonia, acolhem jogadores transmontanos e alto-durienses.

O Desportivo Transmontano foi tirar uma radiografia a jogadores oriundos da Região Transmontana e Alto-Duriense, que estejam a atuar nos Campeonatos Profissionais em Portugal e também fora do país.

Quem são eles ?

– Pedro Gonçalves (“Pote”): avançado de 24 anos, natural de Vidago, atualmente ao serviço do Sporting. Internacional A por Portugal, é uma das figuras do nosso campeonato, já foi campeão nacional. Enquanto sénior e fora do país representou o Wolverhampton (Inglaterra) e o Famalicão.  Na nossa região passou pelo Vidago e pelo Chaves.

– Pizzi: médio de 33 anos, natural de Bragança, atualmente ao serviço do SC Braga. Internacional A por Portugal, já jogou numa das “Big-5”, mas destacou-se na sua passagem pelo Benfica, durante 8 épocas, ganhou tudo em Portugal e capitaneou a equipa. Fora do país atuou em Espanha (Deportivo Corunha, Espanyol e Atlético Madrid), na Turquia (Basakesehir) e nos Emirados Árabes Unidos (Al-Wahda). Em Portugal passou pelo Covilhã, Paços Ferreira e Braga. Na nossa região representou o Mãe d´Água e o Bragança.

– Dany Mota: avançado de 24 anos, luso-luxemburguês, com raízes em Mondim de Basto, atualmente ao serviço do Monza (da Série A, em Itália). É Internacional U21 por Portugal.

– Rodrigo Ferreira: médio de 21 anos, natural de Vinhais, atualmente a jogar no Montalegre (emprestado pelo Leixões), a jogar a Liga 3. Começou no Monte Vinhais, passou pelo Bragança, até saltar para a equipa Matosinhense (onde se estreou e tem estado emprestado: Montalegre e Trofense).

– Mário Borges: médio de 22 anos, natural de Mirandela, atualmente ao serviço da Sanjoanense, na Liga 3. Durante o seu percurso defendeu as cores do Mirandela e GD Chaves.

– António Eirô: médio de 22 anos, natural de Vila Real, atualmente ao serviço da Equipa “B” do SC Braga, na Liga 3. Na nossa região passou pelo SC Vila Real e pelo Abambres.

– Guilherme Guedes: médio de 21 anos, natural de Santa Marta de Penaguião, atualmente ao serviço do Lugo (emprestado pelo Almeria), na Segunda Liga Espanhola. É internacional U20 por Portugal, estreou-se na 1ª Liga Portuguesa no Vitória de Guimarães e na nossa região passou pelo SM Penaguião.

– Kiko Bondoso: avançado de 27 anos, natural de Moimenta da Beira, atualmente ao serviço do Vizela, uma das figuras da equipa na 1ª Liga Portuguesa. Na nossa região passou pelo Moimenta da Beira.

– Samú Silva: guarda-redes de 23 anos, natural de Mondim de Basto, atualmente ao serviço do Mafra, da 2ª Liga Portuguesa. Na nossa região passou pelo Abambres, Mondinense e pelo GD Chaves.

– Simão Martins: lateral esquerdo, de 23 anos, natural de Vila Real, atualmente ao serviço do Trofense. Na nossa região passou por Abambres, Chaves e Pedras Salgadas.

– Edu Borges: defesa central de 20 anos, natural de Chaves, atualmente ao serviço do GD Chaves, na 1ª Liga Portuguesa. Na nossa região passou pelo GD Chaves e pelo Pedras Salgadas.

– Fábio Viana: lateral esquerdo de 24 anos, natural de Vila Real, atualmente ao serviço do Arges, na 1ª Liga Romena. Na nossa região passou por Abambres, Vila Real e Chaves.

– Tiago Rodrigues: médio centro de 31 anos, natural de Vila Real, atualmente ao serviço do Gençlerbirligi, da Turquia. Jogador que teve oportunidade de jogar pela equipa principal do FC Porto. Fora do país passou pela 1ª Liga da Bulgária (CSKA Sófia), pela 1ª Liga Russa (Ufa) e pela 1ª Liga da Arábia Saudita (Al-Hazm). Na nossa região passou pelo Lordelo e pela Diogo Cão.

– Rui Pires: médio defensivo de 25 anos, natural de Mirandela, atualmente ao serviço do Paços de Ferreira, na 1ª Liga Portuguesa. Internacional U20 por Portugal. Jogou também em França (Troyes). Na nossa região representou o Mirandela.

– Miguel Pereira: avançado de 23 anos, natural do Peso da Régua, atualmente ao serviço do São João de Ver, da Liga 3. Ainda esta época jogou na Oliveirense, na 2ª Liga. Na nossa região defendeu as cores do Caça e Pesca e do SC Régua.

– Luís Machado: avançado de 28 anos, natural de Lamego, atualmente ao serviço do Radomiak Radom (1ª Liga Polónia). Também já jogou na 1ª Liga da Índia (NorthEast United) e em Portugal jogou na 1ª e 2ª Liga Portuguesa, em clubes como Freamunde, Tondela, Feirense e Moreirense.

– Luís Martins: lateral esquerdo de 31 anos, natural de Tabuaço, atualmente ao serviço do Vancouver Whitecaps (1ª liga dos EUA). Internacional U21 por Portugal, foi um dos poucos jogadores que passou pela equipa A do SL Benfica. Em Portugal representou também o Gil Vicente, Chaves e o Marítimo. Fora do país jogou nos EUA (Sporting KC) e pela 1ª Liga Espanhola (Granada e Osasuna). Na nossa região passou pelo Craks Lamego e pela Diogo Cão.

– Diogo Queirós: defesa central de 24 anos, natural do Peso da Régua, atualmente ao serviço do Famalicão, da 1ª Liga Portuguesa. Internacional U21 por Portugal, Campeão Europeu U17 e U19 por Portugal e vencedor da Youth League pelo FC Porto. Fora do país passou pelo Valladolid (Espanha) e pelo Royal Mouscron (Bélgica).

– Edu Machado: lateral direito de 32 anos, natural de Chaves, atualmente ao serviço do Paredes, da Liga 3. Na 1ª e 2ª Liga passou por Chaves, Boavista, Tondela, Leixões, Vilafranquense e Freamunde. Na nossa região representou o GD Chaves.

– Daniel Rodrigues: médio centro de 21 anos, natural de Resende, atualmente ao serviço do Felgueiras, da Liga 3, por empréstimo do Sporting. É internacional U20 por Portugal, jogou o Euro U17 em 2019, mas começou o seu percurso no Resende.

– Thiago Pereira: guarda-redes de 19 anos, com tripla nacionalidade (Portugal, Brasil e Inglaterra), atualmente ao serviço dos U19 e dos U23 do Vizela. É filho de mãe portuguesa e pai brasileiro, mas criado em Portugal. É Internacional U19 por Portugal e na nossa região representou o Abambres e o GD Chaves, inclusive a Seleção U14 da AF Vila Real.

Rui Correia: defesa central de 32 anos, natural de Chaves, atualmente ao serviço do Estrela Amadora, da II liga. Passou já pelas principais ligas portuguesas ao serviço do Portimonense, Paços Ferreira e Nacional.

Obviamente que as equipas do GD Chaves e do CDC Montalegre têm jogadores transmontanos, pelo que semanalmente são acompanhados pelo nosso jornal.

Trás os Montes e Alto Douro vai mostrando a sua presença no mapa futebolístico nacional e mundial!

Por Luis Santos