O Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto de Cabo Verde, Carlos do Canto Monteiro, esteve de visita a Vila Real.
No âmbito dessa visita, no dia 8 de outubro, foi recebido nos Paços do Concelho pelo Vice-Presidente, Alexandre Favaios, seguindo com a sua comitiva para o Museu da Vila Velha onde o autarca vila-realense apresentou alguns dos projetos do Município de Vila Real nas áreas da educação, desporto e juventude.
O ministro cabo-verdiano destacou “os vários programas e projetos que interagem entre si, que são construídos de uma forma integrada” e que por isso “têm de certeza um impacto real na vida das pessoas, na vida das crianças e dos jovens”. O governante realçou ainda “a particular preocupação com a inclusão de crianças e jovens com necessidades específicas e isso, claramente, ficou como uma marca dos projetos apresentados”.
Para o futuro, Carlos do Canto Monteiro deixou em aberto a possibilidade de se desenvolver, a breve trecho, uma geminação entre Vila Real e um dos 22 municípios de Cabo Verde.
Alexandre Favaios destacou deste encontro, por um lado, a vontade de um estreitar de relações, nomeadamente através de uma geminação que o governo cabo-verdiano irá apoiar e incentivar e, por outro lado, uma partilha de boas práticas que de algum modo possam ser levadas para Cabo Verde, ao mesmo tempo que “afirmamos Vila Real como uma cidade que acolhe bem onde são muito bem-vindos todos os alunos oriundos de Cabo Verde, quer para a frequência do nosso ensino profissional quer para a frequência do ensino superior”.
Ao mesmo tempo, o Vice-Presidente referiu que “com esta iniciativa esperamos que se abram novas portas para a partilha de informação e de projetos, nomeadamente através da capacitação de alguns dos técnicos ligados à área da juventude e do desporto de Cabo Verde, mas também, com toda a certeza, recebermos alguns aportes sobre outras dinâmicas que estejam a decorrer em Cabo Verde e que possam ser uma mais-valia para o Município de Vila Real”.
Fonte: MVR