A terceira edição do Sabrosa Trail Por Terras de Magalhães, realizada no passado domingo, 17 de novembro, contou com a participação de 450 atletas de diversos pontos do país, inscritos nas várias provas, atingindo assim mais um recorde de participantes.
O Sabrosa Trail, prova que fez parte do Circuito Nacional de Trail Sprint, do Circuito Nacional de Trail da época 2024/2025 e da 2.ª Etapa do Circuito Regional de Trail da Associação de Atletismo de Vila Real, foi composto por três provas distintas, todas com a partida do BB King Parque: o trail longo com 32 Km, o trail curto com 19 Km e a caminhada com uma distância de 11 km.
No momento dos pódios e entrega de prémios, a cerimónia, que decorreu no Centro Escolar Fernão de Magalhães, contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador do Desporto, Martinho Gonçalves, do Vereador António Araújo, e do Presidente da Associação de Atletismo de Vila Real, Jorge Ribeiro.
Segundo o Vice-Presidente do município, este evento foi novamente preparado para ser “mais uma excelente edição”. O autarca fez questão de agradecer a todos os envolvidos, sublinhando que, ano após ano, o evento reforça a sua posição enquanto referência a nível regional. Lembrou ainda que, em apenas três anos de existência, o Sabrosa Trail já é “certificado e conta com a participação de atletas de todo o país, que vêm com grande espírito desportivo e saem impressionados com as paisagens deslumbrantes que o nosso território tem para oferecer, o que a todos nos orgulha”.
Na classificação Geral Masculina ST32K, destacou-se em primeiro lugar, o atleta do concelho de Sabrosa, António Luís Pereira, dos Linces do Marão, com o tempo total de 02h25m54s. Em segundo lugar ficou o atleta Vitor Costa, da A.D. Amarante (02h34m36s), e em terceiro lugar, Alírio Augusto Sebastião, do Club desportivo de Miranda do Douro (02h36m55s).
Na classificação Geral Feminina ST32K, liderou a prova Alexandra Fernandes, com 03h16m32s, seguida de Sandra Nunes, do Núcleo de Atletismo de Vila Real (03h29m18s), que ficou em segundo lugar, e Maria Sebastião, do Clube Desportivo de Miranda do Douro (03h31m55s) que ocupou o terceiro.
Na prova ST19K, o primeiro lugar da classificação Geral Masculino foi para Paulo Costa, da A.D. Amarante, com o tempo total de 01h24m08s. No segundo lugar Nuno Pereira, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros (01h26m13s), e em terceiro Luís Saraiva, dos Linces do Marão (01h26m46s).
No segmento Geral Feminino ST19K, a vencedora foi Merche Diz, da equipa Lobos do Brunheiro de Chaves/Anteros, com 01h42m49s. No segundo lugar ficou Catarina Neves, do Fátima Trail Team (01h47m07s), e em terceiro lugar, Maria Obes, da equipa Lobos do Brunheiro de Chaves/Anteros (01h48m23s).
No trail longo (ST32K) destacaram-se na classificação geral por equipas, no primeiro lugar os Linces do Marão, no segundo lugar, Clube Desportivo de Miranda do Douro, e no terceiro lugar, A.D. Amarante. Já no trail curto (ST19K) as três melhores equipas foram, Fátima Trail Team, em primeiro lugar, Linces do Marão em segundo lugar, e em terceiro, A.D. Amarante.
Na classificação dirigida aos atletas do concelho de Sabrosa, destacaram-se no trail longo (32 km), os atletas António Luís Pereira, Estevão Gonçalves e Laurindo Osório. No trail curto (19 km), na classificação feminina, os destaques foram Florbela Alves, Marília Guedes e Luísa de Lacerda Cabral, e na competição masculina, Carlos Carvalho, Luís Fonseca e Gilberto Correia.
O município de Sabrosa agradece a todas as juntas de freguesia envolvidas no evento, ao Agrupamento de Escolas de Sabrosa, à GNR de Sabrosa, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sabrosa, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Provesende e à Cruz Vermelha Portuguesa – Sabrosa, pela colaboração e empenho na realização e sucesso da prova.
O evento foi organizado pelo município de Sabrosa com a colaboração da Portugal NTN.
Fonte: Município de Sabrosa