O vermelho mostrado a Badra Camara, em cima do intervalo, deixou o Vilar de Perdizes mais curto e o empate acaba por ser razoável.

Entrou um pouco melhor no jogo a formação forasteira. Com determinação e rapidez o Amarante chegou ao golo inaugural por intermédio de Balotelli, a aproveitar um bom cruzamento na direita. Nessa altura o Vilar de Perdizes estava reduzido a dez unidades, pois Camara estava a ser assistido … Os campeões da AF Vila Real reagiram bem à adversidade e chegaram ao empate por intermédio de Hudson, da marca de grande penalidade. Um penálti que foi muito contestado pelo Amarante por alegada mão dentro da área. O emblema transmontano animou-se e Hudson, aos 18 minutos, está perto de bisar.

Antes do intervalo, Badra Camara, o atleta costa-marfinense, é mal expulso, pois o atleta africano chuta a bola e era impossível evitar o contacto com o adversário. Ao intervalo 1-1, o Amarante mostrava-se muito produtivo através do corredor direito.

A jogar com dez unidades, o Vilar de Perdizes jogava com apenas dois homens no ataque, Hudson e Beto.

Hudson tem uma enorme oportunidade para marcar logo no início da etapa complementar; aos 53 minutos, em boa posição, atira ao lado. O Amarante pressionou muito o adversário na última meia-hora do tempo regular. O Vilar defendeu bem. E foi de bola parada que o segundo da tabela mais perigo criou.

Aos 59´, depois de canto na esquerda, Ká Semedo cabeceia ligeiramente por cima. Aos 70´, na sequência de um canto na direita, o brasileiro Davi está perto do golo. Sete minutos volvidos, Palha é obrigado a defesa apertada. Gamito ainda refrescou a equipa, mas não conseguiu chegar perto da baliza de Ivan Cruz.

O Amarante, apesar de excelente equipa, tinha obrigação de fazer um pouco mais, já que esteve em superioridade durante 50 minutos. O Vilar mostrou valentia com dez unidades. Hudson foi o maior perigo para a baliza do Amarante, carregou a equipa no ataque, fez um golo em três oportunidades de que dispôs, e quanto a nós foi o melhor em campo. A equipa de arbitragem tentou segurar o jogo pela via disciplinar, exagerou nos cartões e cometeu erros importantes no decorrer da partida.

Vítor Gamito, treinador do Vilar de Perdizes, destaca o empenho total dos seus jogadores: “Infelizmente não foi possível (ganhar), os jogadores tudo deram. As balanças ficaram muito inclinadas, em termos de força, depois da expulsão do Badra. Nunca vi uma coisa igual, a expulsão não faz lembrar ao diabo. Controlámos o jogo sem bola, penso que o fizemos de forma sublime.”

Já o treinador do Amarante, Renato Coimbra, lamentou os dois pontos perdidos: “O penálti enervou a equipa do Amarante. Na segunda parte, com mais um, tínhamos obrigação de ter feito muito mais. Muito demérito nosso e mérito do Vilar de Perdizes, que é uma boa equipa. Ainda não conseguimos ganhar num sintético”, lamentou.

Complexo Desportivo Francisco Carvalho, em Chaves.

Vilar de Perdizes – Amarante, 1-1.

Árbitro: Fábio Loureiro (A.F. Viseu).

Vilar de Perdizes: Palha, Diogo, Jane Moreno ©, Edu, Neto, Badra Camara, Tomás Oliveira, Gonçalo ( Diogo Almeida 88 ), Beto Lopez (Badará 65), Hudson (Sangaré 65) e Sadidi (Fábio Pais 45+3).

Treinador: Vítor Gamito.

Amarante: Ivan Cruz, Armando (Obama 60), Diogo Vila ©, Davi, Leo (Faissal 73), Okoli, Élsinho (Ká Semedo 46), Dória (Babo 78), Rafa, Ivandro e Balotelli.

Treinador: Renato Coimbra.

Ao intervalo: 0-1

Golos: 0-1 Balotelli (8), 1-1  Hudson (14).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Diogo Vila (14), Leo (28), Camara (37 e 45), Armando (42), Sadidi (44), Moreno (84), Rafa (87) e Diogo (90+3). Cartão Vermelho para Badra Camara.

Por Nuno Carvalho