O Desportivo Transmontano esteve à conversa com Nuno Alves, um dos sócios Fundadores e jogador do Futevólei Clube de Vila Real (FCVR), criado recentemente em Vila Real.

O futevólei é um desporto que teve origem no Brasil e que ainda não é muito conhecido por terras vila-realenses.

Ñuno Alves, como surgiu a ideia de criar um clube desta modalidade em Vila Real?

Começo por agradecer a oportunidade de poder divulgar este desporto que prezo. Em relação à questão colocada, devo dizer que não foi algo premeditado. Nos últimos anos, estive no estrangeiro e, agora, com o regresso, desejava rever alguns amigos, nomeadamente, do futebol, pois fui jogador durante mais de duas décadas… Mas pretendia fazer este reencontro de uma forma diferente. E aí surgiu, então, a ideia do Futevólei. Consegui criar momentos únicos, aliando muito daquilo de que gosto na vida: amigos, desporto, ar livre, convívio, aprendizagens e experiências para a vida.

Tudo começou com a criação de um grupo no WhatsApp, onde adicionei possíveis interessados na prática da modalidade. Depois, fui organizando encontros no areal do Codessais. Com o registo da partilha dos encontros nas redes sociais, através das publicações, palavra passa palavra, e novos praticantes foram surgindo nesses encontros semanais entre amigos e conhecidos. A adesão foi natural e agradável. Neste seguimento, em conversa com um dos meus amigos, o Ricardo Martins, decidimos criar um clube. Assim, ao mesmo tempo que promovemos e divulgamos a prática do Futevólei, modalidade que se encontra em crescimento Portugal, ajudaremos, também, a dinamizar o espaço fantástico que é a zona do Codessais.

Quantos membros fazem parte do Clube?

O Clube é representado por doze pessoas, número inicial, correspondente aos elementos que constituem os respetivos Órgãos Sociais. Porém, o Clube está a crescer, pois, neste momento, estamos em fase de angariação de sócios. A adesão está a ser bastante positiva e esperamos, brevemente, chegar já à primeira centena.

Em relação aos doze, foi fácil convencê-los a participar neste projeto?

Foi um processo que decorreu naturalmente. Quando os abordei, falei-lhes francamente do meu sonho bem como de todos os obstáculos que poderiam/poderão surgir. Todos aceitaram o desafio, apesar de alguns terem referido disponibilidade reduzida, em certas alturas, por motivos profissionais ou responsabilidades familiares.

Por isso, posso dizer que foi fácil. Mas, como é óbvio, no início, todo o projeto requer mais atenção, dedicação e é normal que surjam dificuldades inerentes a todos os procedimentos necessários à formação e desenvolvimento de um Clube. Tenho, temos consciência de tudo isto, mas eu confio na minha Equipa e sei que juntos somos capazes de ultrapassar todas as dificuldades.

Então o Clube está aberto a novos praticantes?

A ideia da criação do Clube surgiu, como já referi, no seguimento do reencontro de amigos e conhecidos, porém, ela vai muito além disso. Um dos objetivos do Clube é fomentar a prática desportiva, nomeadamente, a do futevólei. E, por isso, todos aqueles que tenham interesse em aprender a jogar esta modalidade, de forma amadora e/ou, mais tarde, a nível profissional, poderá juntar-se a nós e fazer parte do Clube. Serão muito bem-vindos!

 Acrescento que o poderão fazer não só como praticante ou adepto, mas também como sócio, usufruindo de todas as vantagens que o Clube oferece.

Onde treinam os membros do FCVR e quantas vezes por semana?

Uma vez que ainda não temos instalações próprias (por enquanto), maioritariamente, treinamos no areal do Codessais. Mas, também, temos a possibilidade de o fazer no complexo desportivo da UTAD.

 De momento, treinamos duas vezes por semana, contudo, pretendemos fazê-lo com mais regularidade. Presentemente, é uma mistura de treino (partilha e execução de regras e técnicas de jogo) com momentos divertidos de simples prática de exercício físico. Ninguém gosta de perder (risos) e, por isso, vamos tentando aperfeiçoar os passes e as jogadas para ganharmos mais vezes. A competitividade entre equipas tem aumentado, bem como o seu desempenho, comparando com as primeiras vezes em que jogámos.

Nesses treinos, quem transmite os ensinamentos da modalidade aos participantes?

Essa função, de momento, tem sido desempenhada por alguns membros da equipa organizadora do Clube, que têm participado em ações de formação e de divulgação da modalidade. Brevemente, o Clube participará em mais formações e num workshop, orientado por um Campeão Nacional, em que terá acesso a todo o tipo de métodos de treino.

E quantas equipas pensam formar no Clube?

Atualmente, já temos praticantes para formar dez equipas de dois jogadores. Mas com a promoção que estamos a fazer e considerando a concretização das iniciativas estipuladas/previstas, no nosso Plano de Atividades para o ano 2023, a longo prazo, aguardamos que este número aumente consideravelmente. 

Qual o principal objetivo do Clube a curto prazo?

 Ainda que os objetivos a atingir sejam vários, a curto prazo, o principal objetivo é desenvolver e divulgar a modalidade “dentro e além portas”. Neste sentido, estamos a organizar, em conjunto com a Federação Nacional de Futevólei, um campeonato regional, havendo já algumas equipas interessadas, e a estabelecer contactos com as entidades locais necessárias, no sentido de dar a conhecer o futevólei, a prática da modalidade e o FCVR à nossa comunidade, sobretudo aos jovens, procurando-os motivar para a criação de hábitos de uma vida mais saudável e equilibrada, físico e psicossocialmente.

Que atividades têm, em breve, para oferecer?

Para além dos treinos semanais no Codessais, há duas atividades a acontecer, dentro de pouco tempo.

A primeira diz respeito à 1ª Caminhada FCVR, no dia 16 de abril, com o apoio da VPclean Higiene Profissional, Lda. As inscrições estão já a decorrer. E a segunda tem a ver com a realização de um Workshop/treino a ocorrer no próximo mês de maio, dinamizado por um Campeão Nacional da modalidade.

Para terminar, o que dirias a alguém que quer começar a jogar futevólei?

Se tem curiosidade em relação ao futevólei, consultem as redes sociais do Clube (Facebook e Instagram) em @futevoleidevilareal, onde fazemos partilha da prática da modalidade e divulgação das atividades do Clube. Mas, sobretudo, APAREÇAM! Venham VER ou experimentar. Encontrarão um ambiente amigável e pessoas sempre disponíveis para ajudar em todos os aspetos. Não há uma faixa etária limite para jogar. A única regra é querer aprender e divertir-se com esta modalidade.

O Futevólei clube de Vila Real espera-vos!

Por Luis Roçadas