O SC Vila Real subiu ao 8.º lugar da Série A do Campeonato de Portugal, ao vencer em casa AD Camacha, por 1-0, em jogo da 21.ª jornada.
A turma alvinegra soma a terceira vitória consecutiva e sai da zona perigosa da tabela, num jogo disputado sob muita chuva e vento e com o terreno pesado, mas em que os adeptos não faltaram à chamada e voltaram a empurrar o “Bila” para a vitória.
Os comandados de Nuno Barbosa, vinham de duas vitórias consecutivas e a jogar em casa era preciso vencer para dar continuidade a essa serie vitoriosa. Foi com esse espírito que entraram em campo, a disputar cada lance como se fosse o último.
Chovia torrencialmente não dava para jogar de “pé para pé”, pelo que as equipas tiveram de se adaptar da melhor forma.
André Azevedo tem a primeira oportunidade do jogo para a turma local: jogada individual pela esquerda, livra-se de dois adversários, flete para dentro e atirar um remate forte e potente, o guardião Duarte Nuno faz uma grande defesa (com a bola ainda a bater com estrondo no poste).
A chegar ao intervalo surge o único golo da partida (43´): boa combinação na esquerda entre Gonçalo Paixão e Simãozinho, passe de “morte” para André Liberal (num movimento de rutura fantástico) e na cara do guardião Nuno Duarte atira rasteiro para dentro da baliza madeirense.
Ao intervalo o resultado era justo, contra um Camacha irreconhecível, uma vez que ocupava o 2º lugar da classificação.
Na etapa complementar vimos os comandados de Tiago Quarema a arriscarem mais, com duas oportunidades flagrantes (ambas de bola parada), por Kenny (num grande cabeceamento para defesa de Madureira) e uma cabeçada de Rodrigo Alírio ao poste (num cruzamento após ressaca de um canto).
A formação de Nuno Barbosa “fez das tripas coração” nos minutos finais e soube resistir às investidas dos madeirenses, que estavam a acercar-se da área alvinegra e a bombearem bolas constantemente, mas com a equipa do “Bila” com uma grande alma a segurar o resultado.
A vitória é justa, pela eficácia e pela atitude ao longo do jogo, principalmente na primeira parte. O Vila Real consegue sair dos lugares de descida e está vivo para o que resta do campeonato (conquistou 9 pontos nos últimos 3 jogos).
No próximo jogo o Campo do Calvário voltará a ser palco de mais uma “final”: Vila Real vs Marítimo B.
Feitas as contas, o SC Vila Real sai dos lugares de descida e salta para a 8.ª posição, com 26 pontos, a dois do Vilar de Perdizes que é a primeira equipa em zona de descida. Por seu turno, a Camacha baixou ao terceiro lugar, com 34 pontos.
Por Luis Santos
Foto: SC Vila Real