O Chaves B deslocou-se ao Estádio Municipal de Santa Marta de Penaguião (casa emprestada do SC Cumieira) e venceu a equipa de João Rosário , por 3-0, num jogo a contar para a 1ª Jornada da Série A da Divisão de Honra da AF Vila Real.

A turma flaviense desde cedo mostrou ao que vinha, assumindo o jogo, tentando circular a bola o mais rapidamente possível para chegar à baliza adversária, ao passo que os comandados de Rosário estavam mais organizados defensivamente e a tentar sair no contra-ataque.

Os ataques iam-se sucedendo, mas estava a falhar o último passe. No entanto, alguns remates perigosos, por Fred Takyi, Krusso e Melro, mas com o guardião Marco Carvalho a conseguir segurar o nulo no marcador.

Foi aos 38 minutos que a equipa de Gustavo Souza abriu a contagem: jogada individual de Melro, remate forte já dentro da área, Marco Carvalho defende e Muteba a marcar na recarga (já com a baliza deserta).

O resultado era justo ao intervalo, mas a equipa da casa estava a obrigar um dos candidatos à subida a ter de “suar”.

Na etapa complementar manteve-se a toada de jogo, com o guardião Marco Carvalho a ir defendendo tudo o que podia, a remates de Melro, Krusso e Tiago Correia.

A única investida ofensiva da parte do Cumieira surge pelos pés de Pedro Taveira, num bom remate de meia distância, após iniciativa individual.

O 2º golo chega à passagem dos 79 minutos, através de Melro, jogador que esta época já atuou na 1ª Liga Portuguesa e na Taça da Liga (foi titular) pela equipa principal do GD Chaves. Um golaço, remate em arco, de fora da área, sem dar qualquer hipótese. Logo depois Muteba tem uma perdida incrível, isolado já na pequena área.

O 3-0 final surge por intermédio de Anderson (90´), na transformação de uma grande penalidade, num lance que deixa muitas dúvidas quanto à decisão do árbitro Nuno Silva.
Resultado justo neste começo de campeonato.

O Cumieira conta com vários jogadores conhecidos neste seu regresso à Divisão de Honra, ao passo que o Chaves B tem um plantel com muitas caras novas e onde apenas dois jogadores da equipa inicial haviam jogado já na AF Vila Real.

Na próxima jornada o Chaves B recebe o Vidago e o Cumieira desloca-se ao terreno do Régua.

Jogo no Estádio Municipal de Santa Marta de Penaguião.

Cumieira – Chaves B, 0-2.

Árbitro: Nuno Silva.

Cumieira: Marco Carvalho, André Queirós, Ruben Brás, Dino, Tomané, Pedro Taveira, Ricardo Fontelas (Ruben Gonçalves, 83), Francisco Silvério (João Matos, 46), Ricardo Almeida, Eduardo (Rafael Barandas, 46) e Kostadinov (José Marques, 65).

Treinador: João Rosário

Chaves B: Meireles, Neto, Fred Takyi, Ruben Goncalves (Rodrigo, 86), Anderson, Keyns Abdala (Tiago Santos, 56), Gustavo (José Cabugueira, 86), Muteba, Tiago Correia (Ushindi, 46), Melro e kusso (João Airosa, 86).

Ao intervalo: 0-1

Golos: 0-1, Muteba (38), 0-1, Melro (79), 0-3, Anderson (90 g.p.)

Ação disciplinar: cartão amarelo para Keyns Abdala (30), Rodrigo Almeida (38), Tiago Correia (43), Pedro Taveira (51), Tomané (54), Kostadinov (63), Ricardo Fontelas (68), Ruben Brás (89).

Treinador: Gustavo Souza.

Por Luis Santos

Foto: GD Chaves