Haverá um play-off de subida

O Campeonato da Divisão de Honra da AF Vila Real vai ter 19 clubes na temporada 2023/24, divididos por duas séries, e terá uma segunda fase, tanto para o apuramento do campeão, como da atribuição da classificação geral.

Assim os 19 clubes serão distribuídos por 2 séries. A divisão das séries é feita com base na competição disputada e na classificação das 5 épocas anteriores (sistema de cabeças de série).

Nesta fase regular, as equipas de cada série jogam entre si a duas mãos, em casa e fora, para determinar a classificação que define a etapa seguinte. As três primeiras classificadas de cada série apuram-se para lutar pela subida ao Campeonato de Portugal, partindo todas em igualdade de circunstância, com zero pontos.

As equipas que, no fim da primeira fase, estiverem classificadas a partir do 4.º lugar jogam para o Apuramento da Classificação Geral.

As 19 equipas inscritas para disputar o Campeonato da Divisão de Honra são as seguintes:

Abambres SC

Atei FC

GD Cerva

ADC Constantim

SC Cumieira

GD Chaves “B”

FC Fontelas

FC Lordelo

Mondinense FC

Murça SC

SC Mesão Frio

Juv. Pedras Salgadas

SC Régua

FC Santa Marta

Sabroso SC

UDC Sabrosa

SC Vila Pouca

GD Valpaços

Vidago FC

Em relação à temporada transata, de registar as entradas do GD Chaves “B”, SC Cumieira e Juv. Pedras Salgadas (desceu do Campeonato de Portugal) e a não inscrição do GD Ribeira de Pena.