Jogo emocionante, nem sempre bem jogado. Miguel decidiu o título com remate colocado em período de compensação.

Foi o jogo do título. O Vilar de Perdizes partia com vantagem de três pontos sobre o Mondinense. Aos barrosões bastava o empate para selar o título, já o Mondinense precisava de vencer para assegurar o campeonato. A bancada encheu com muitos adeptos dos dois clubes.

Entrou melhor o Vilar de Perdizes. Ruizinho obriga Salvador a defesa apertada. Depois Gonçalo é travado à margem da lei dentro da área. O capitão Rafa Costa abria o ativo, porém Gonçalo saía lesionado. Luís Paulo está perto do segundo na sequência de remate intencional. Até à meia hora, o Vilar controlou o jogo, sempre mais confortável na partida e compacto defensiva e ofensivamente.

No último quarto de hora, o Mondinense melhora e equilibra. De penálti, Rafa empata o jogo. Ao intervalo 1-1.

Na etapa complementar, o Vilar entra bem, Martim ultrapassa dois adversários e serve Rafa Costa que atira ao poste.

O Vilar tentava fechar o jogo, o Mondinense não conseguia chegar com perigo na frente e era o Vilar a fazer perigar a baliza contrária. O conjunto da casa fica a pedir grandes penalidades após queda de Rafa Costa e de mão dentro da área.

O Mondinense ameaça com disparo de Miguel aos 89´. O “sete” do Mondinense haveria de marcar o golo da vitória, três minutos depois, com um remate colocado e cruzado à baliza de Videira.

O árbitro dava 9 minutos de compensação e Martim cria perigo junto da baliza de Salvador, que se mostrou sempre muito seguro. Luís Paulo atirava ao lado da baliza do Mondinense.

Salvador voltava a defender, desta feita aos 90+12´, e assegurava a conquista do título para os de Mondim de Basto.

Miguel, do Mondinense, foi o homem do jogo. O Vilar de Perdizes teve mais oportunidades, todavia a equipa forasteira mostrou maior eficácia.

Jogo no Estádio Municipal da Lage, em Vilar de Perdizes.

Árbitro: Ricardo Pinto

Assistentes: Mauro Henriques e Gonçalo Leite

Vilar de Perdizes: Videira, Tiago Costa, Marracho, Américo, Zé Cabugueira, Luís Paulo, Tó (João Pinto 90+1), Rafa Costa ©, Ruizinho, Gonçalo (Tiago Pereira 17) e Martim.

Treinador: Dylan Teixeira

Mondinense: Salvador, Lapeira (Mini 78), Luís, Fraga (Miguel 83), João Pedro, Pedro Simão ©, Silva (Dani 83), Rafa, Torres, Rodrigo (Pedro Torres 66) e Bernardo.

Treinador: Zé Rui Moreira

Golos: 1-0 Rafa Costa (8), 1-1 Rafa (35 pen.), 1-2 Miguel (90+2).

Por Nuno Carvalho

Foto: José Machado