Ricardo Freitas e Igor Sevivas marcaram num dos jogos mais mediáticos da ronda 23 do Campeonato da Divisão de Honra da AFVR
Num jogo intenso e recheado de ocasiões para ambos os lados, Mondinense e Vidago, empataram 1-1, em jogo disputado no Estádio Municipal de Mondim de Basto.
O primeiro sinal de perigo surgiu, aos 5 minutos, quando Ricardo Freitas cruzou para Gomes, que, rematou cruzado, com Josemar a esticar-se ao máximo para defender com grande classe. No minuto seguinte, Rui Costa encontrou Carlos em profundidade, que, por sua vez, virou o flanco para Ricardo Freitas, que rematou, mas Josemar esteve novamente em evidencia, com uma defesa apertada.
Aos 10 minutos, Gustavo lançou Ivan Portilha à entrada da área, mas Josemar voltaria a ser um obstáculo intransponível, defendendo novamente o remate. No entanto, o Vidago reagiu e aos 12 minutos, Juninho bateu um canto para Solas, que cabeceou por cima da baliza. A equipa visitante mostrou também ter argumentos ofensivos, e aos 14 minutos, Gabi tentou surpreender de fora da área, obrigando César Lemos, a esticar-se para uma boa defesa.
O jogo seguiu com ambos os conjuntos a tentarem alcançar o primeiro golo, mas sem sucesso. Aos 16 minutos, Rui Costa arriscou de fora da área, mas a bola não levou o caminho certo da baliza. Porém, aos 18 minutos, foi finalmente o Mondinense a abrir o marcador: Carlos cruzou para a área e, na cara de Josemar, o avançado local, Ricardo Freitas não perdoou, colocando a formação local, em vantagem no marcador.
Aos 27 minutos, o Vidago não tardou em reagir. Um cruzamento, de Diogo Matos, encontrou Igor Sevivas, que, de cabeça, restabeleceu a igualdade no marcador.
A partir daí, as equipas voltaram a mostrar uma grande capacidade ofensiva, mas sem conseguirem criar ocasiões claras para desnivelar o resultado.
Aos 38 minutos, Nuno tentou surpreender de fora da área, mas a bola passou por cima da baliza de Josemar.
A primeira parte não terminou sem mais uma boa oportunidade para o Mondinense. Diogo Pereira, driblou dois adversários e tentou o remate de fora da área, mas o guardião do Vidago defendeu, mas sem conseguiu segurar o esférico, que sobrou para Ivan Portinha, mas o remate do avançado local, saiu com pouca força, permitindo a Josemar uma nova intervenção.
Na segunda parte, o Mondinense quase chegou ao segundo golo, logo aos 52 minutos, quando Nuno rematou, mas Josemar defendeu, mas não segurou o esférico . Contudo, a bola sobrou para Ricardo, mas Meireles apareceu a tirar, em cima da linha de golo.
Aos 59 minutos, o Mondinense teve nova oportunidade, desta vez num canto batido por Gustavo. Tuca cabeceou com perigo, mas Mesquita, praticamente em cima da linha de golo, evitou o segundo para os locais.
O Vidago respondeu, aos 61 minutos, com um cruzamento de Mesquita ao segundo poste. Juninho obrigou César a uma defesa difícil, mas na recarga a bola foi enviada por cima da baliza. Aos 67 minutos, Tiago tentou um remate perigoso, mas Gomes apareceu a tirar a bola em cima da linha, mantendo o empate.
Nos últimos minutos, o Vidago foi à procura da vitória. Aos 78 minutos, Juninho lançou Tiago nas costas da defesa local, mas o remate foi defendido por César Lemos.
Aos 80 minutos, Gabi tentou o canto direto, mas César Lemos, atento, sacudiu para fora. No segundo canto, a defesa do Mondinense cortou a bola, mas Tiago teve nova chance, com um remate de fora da área, que novamente foi defendido pelo guarda redes local.
Aos 81 minutos, um bom lançamento de Francisco Delgado, encontrou Luís Borges em profundidade, que cruzou para Igor Sevivas. O avançado do Vidago fez o 1-2, mas o árbitro assinalou fora de jogo. No entanto, os visitantes não desistiram e, aos 83 minutos, Meireles fez um lançamento longo para Luis Borges, que desviou para Igor Sevivas. O avançado termal rematou dentro da área, mas César Lemos, manteve-se firme na baliza.
Nos minutos finais, o Vidago pressionou ao máximo, e aos 88 minutos, Juninho tentou servir Igor Sevivas, mas César Lemos, fez uma defesa de grande nível. Seguiram-se dois cantos consecutivos para o Vidago, mas a defesa do Mondinense conseguiu bloquear as investidas. Finalmente, aos 90 minutos, Juninho bateu um livre, e Meireles cabeceou para as mãos de César Lemos.
Já nos descontos, o Mondinense teve a última oportunidade de levar os três pontos, com um canto batido por Gomes, mas Tuca não conseguiu concretizar, e Solas salvou a sua equipa, tirando a bola em cima da linha de golo.
O empate, a uma bola, reflete o equilíbrio entre as duas equipas ao longo do jogo. O Mondinense e o Vidago não conseguiram desfeitear os seus guardiões em várias ocasiões, o que fez com que o resultado não sofresse alteração até ao apito final.
Estádio Municipal de Mondim de Basto.
Mondinense-Vidago, 1-1.
Arbitro : André Isento.
Mondinense: César Lemos; Nuno; Brizida; Diogo Pereira; Tuca; João Gomes; Carlos; Rui Costa (Tiago ,83); Gustavo (Luis, 78) ;Ivan Portilha e Ricardo Cunha.
Treinador: Nuno Arada.
Vidago: Josemar; Francisco Delgado; Luís Borges; Meireles; Igor Sevivas; Juninho; Diogo Matos (Tiago, 45`); Mesquita; Gabi; Solas e Covas.
Treinador: Steven Sanches.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores : Ricardo Freitas (18) e Igor Sevivas (27).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Carlos (45+1); Brizida (64); Tuca (90+1) e Juninho (90+1). Cartão vermelho para Gabi (83) e Daniel Santos (89).
Texto e foto: Zé Carlos