A segunda jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV) by Hankook, este próximo fim de semana (2 e 3 julho), no Circuito de Vila Real, com uma lista de inscritos de luxo, em termos qualitativos, reúne todos os ingredientes para reeditar os momentos de glória vividos no passado a nível de emoção e de competitividade nesta pista urbana histórica. Seja na categoria GT4, na GTC ou na TCR, há um conjunto de protagonistas com argumentos fortes para proporcionarem um espetáculo de alto nível ao público que vai acorrer a este regresso, volvidos dois anos, das corridas a Vila Real.
Apresentando um conjunto de carros de sonho, como os McLaren 570S, em número de três (!), Audi R8 LMS, Porsche 911 Cup, Ginetta G50 ou Ginetta G55, a que se juntam os super-competitivos TCR, como os Hyundai e os CUPRA, sem esquecer os concorrentes da categoria GTC, como os Skoda Octavia ou os Fiat 500 Abarth, o CPV by Kankook na sua versão 2022 junta na mesma grelha um conjunto diversificado de “máquinas”, com a introdução de um BoP (equilíbrio de performance) a garantir a equidade de andamentos.
“Estamos bastante satisfeitos com a lista de inscritos que conseguimos reunir. Será, sem dúvida, uma prova inesquecível, pois além de contarmos com a presença especial do Miguel Oliveira, que dará uma cor diferente ao evento, e de seis pilotos estrangeiros, iremos, provavelmente, assistir a grandes lutas entre alguns dos melhores pilotos nacionais de velocidade da atualidade, ao volante de máquinas de exceção das categorias GT4 e TCR. Apesar disso, é provável que sejam os pilotos Bronze a definir os resultados finais, já que o andamento dos Silver será, certamente, muito semelhante. Assim, temos uma grelha de partida com todos os ingredientes para proporcionar duas boas corridas aos milhares de espectadores que estarão no circuito e vão ver as corridas em direto no Porto Canal ou nos nossos canais de Youtube e Facebook”, declarou Diogo Ferrão, responsável da Race Ready, promotora do CPR.
Sem qualquer surpresa, a maioria das atenções estará, certamente, direcionada para os GT4, atendendo à “imponência” dos McLaren 570S, sendo que em Vila Real à dupla Miguel Cristóvão/Francisco Carvalho, e ainda ao gentleman driver Álvaro Ramos, juntar-se-ão Pedro Salvador e André Pimenta no carro alugado à espanhola SMC Junior Motorsport, equipa que venceu as duas primeiras corridas da época, em Jarama. Mas ainda na “guerra” dos GT4 importa não esquecer a equipa britânica Tockwith Motorsports, uma estreante na pista transmontana e… nas corridas em traçados urbanos, que terá o bem conhecido Marmaduke Hall, já vencedor de corridas em Portugal, a fazer dupla com Tom Roche, piloto com vasta experiência nos troféus monomarca britânicos da Porsche e da Ginetta.
Na categoria GTC, Fábio Mota e Bruno Pires, com o Porsche 911 Cup, perfilam-se como candidatos à discussão da vitória, e certamente que a principal oposição surgirá da parte dos dois Ginetta G50 da britânica Tockwith Motorsports, com Aubrey Hall a ter como colega o português Paulo Sousa no carro número 27, enquanto Jemma Moore, que formando equipa com Aubrey Hall (irmão mais novo de Marmaduke Hall) triunfou nas duas primeiras corridas da época, em Jarama, surge agora acompanhada de Damian Hirst. Ainda na mesma categoria, haverá que contar com os Skoda Octavia de António Fernandes e do checo Ondrej Krupka, além de dois Fiat Abarth 500, um dos quais entregue a António Veloso.
Uma boa parte dos holofotes estarão, igualmente, focados na categoria TCR, não só pelo elevado nível dos pilotos e “máquinas” inscritos, mas pelo facto de Miguel Oliveira, o piloto português de MotoGP da equipa oficial da KTM e embaixador da Hyundai Portugal, ter aceite o desafio de guiar um Hyundai i30 N TCR nesta segunda jornada do CPR. Será a sua primeira experiência competitiva em quatro rodas e vai ser acompanhado por um colega muito especial: o seu pai, Paulo Oliveira, antigo piloto de motos. É com natural expetativa que se aguarda a estreia do piloto de Almada, tanto a guiar o i30 como na pista transmontana, perante adversários tão experientes como Francisco Mora (CUPRA TCR) – vencedor do TCR Ibérico em 2019 – ou Daniel Teixeira (CUPRA TCR), vencedor na classe nas duas primeiras corridas da temporada em Jarama, sem esquecer a dupla do Hyundai Elantra N TCR da Sports & You, António Coimbra/Luís Silva.