Jovens promessas do futebol transmontano e alto-duriense vão ganhando espaço no meio futebolístico nacional

O Desportivo Transmontano decidiu analisar todos os atletas naturais da nossa região e/ou que tenham passado pela formação de clubes de Trás os Montes e Alto Douro e que neste momento estejam ainda em processo de formação de base em clubes da 1ª e 2ª Liga Portuguesa.

– João Teixeira: médio vila-realense de 17 anos, ao serviço do FC Porto, é visto como uma das joias do nosso país. Espera-se que esteja presente no Euro U17 deste ano, por Portugal, uma vez que é presença assídua nas Seleções de Portugal. Foi inscrito na equipa A do clube portuense no Mercado de Inverno. Despontou aos 10 anos na Diogo Cão e mudou-se depois para a Invicta.

– Nuno Teixeira: defesa-central reguense de 20 anos, ao serviço dos U23 do Braga. É internacional pelas seleções jovens de Portugal. Passou pelo Caça e Pesca e pelo SC Régua, antes de ingressar aos 14 anos no clube minhoto.

– Romário Cunha: guarda-redes de 15 anos, natural de Ribeira de Pena, atualmente a defender a baliza dos U15 do SC Braga e já internacional por Portugal. Passou pelo Ribeira de Pena e pelo Vila Real e Benfica antes de ingressar nos bracarenses.

– Guilherme Ribeiro: guarda-redes de 16 anos, natural de Murça, atualmente ao serviço dos U17 do Vitória de Guimarães. É internacional U17 por Portugal, e na sua formação passou por Murça, Vale do Conde e Mirandela, antes de se mudar para a Cidade Berço.

– José Botelho: defesa central de 20 anos, natural de Mirandela, atualmente ao serviço dos U23 do Rio Ave. Passou pela formação do Cachão, Mirandela e GD Chaves, na nossa região, mas também pelo V. Guimarães.

– Tomás Igreja: guarda-redes de 20 anos, natural de Miranda do Douro, atualmente ao serviço dos U23 do Portimonense. É internacional U17 por Portugal. Na nossa região passou pelo Mirandês, Bragança, GD Chaves e pelo Pedras Salgadas.

– Gonçalo Machado: guarda-redes de 19 anos, natural de Mondim de Basto, atualmente na equipa B do Braga. Despontou aos 11 anos no Mondinense e fez grande parte da sua formação no FC Porto, passando recentemente para a formação minhota.

– André Liberal: avançado de 20 anos, natural de Boticas, atualmente ao serviço dos U23 do Gil Vicente. Passou pela formação pelo Boticas e pelo Chaves, enquanto esteve na nossa região.

– Gonçalo Vidazinha: avançado de 20 anos, natural de Vila Real, atualmente ao serviço dos U23 do Rio Ave. No seu processo de formação na nossa região passou pelo Abambres, Vila Real e pelo Chaves.

– Tiago Gonçalves: guarda-redes de 19 anos, natural de Vinhais, atualmente defende a baliza da equipa B do Guimarães. É internacional por Portugal, nas seleções jovens. Começou no Montes Vinhais, até ingressar no FC Porto e posteriormente no VSC.

– Pedro Silva: defesa-central de 19 anos, natural de Vila Real, atualmente a jogar nos U19 e nos U23 do Sporting. Internacional U18 por Portugal, cedo deu nas vistas no Vila Real e neste momento está ainda nas meias-finais da Youth League.

– Rui Silva: defesa central de 16 anos, natural de Mouçós, atualmente atua na equipa U17 do SL Benfica. É internacional U16 por Portugal, mas começou a sua caminhada no Abambres.

– Tiago Parente: lateral esquerdo de 16 anos, natural de Bragança, atualmente ao serviço dos U17 do SL Benfica. É internacional U17 por Portugal, provavelmente está no Euro U17 do próximo verão. Na nossa região defendeu as cores do FC Mãe d´Água.

– Afonso Moreira: extremo de 18 anos, natural de Lamego, que representa os U19, os U23 e a Equipa B do Sporting, sendo que esteve no banco de suplentes da turma de Rúben Amorim no Sporting-Santa Clara para 1ª Liga. É visto como uma das grandes apostas do Sporting, está nas meias finais da Youth League e ficou no melhor 11 do Euro U17 do Verão passado. Começou nos Cracks Lamego e aos 11 anos mudou-se para Alcochete.

– Gustavo Carvalho: avançado de 18 anos, natural de Lamego, atualmente ao serviço dos U19 do Feirense. Fez toda a sua formação nos Cracks Lamego até se mudar para Santa Maria da Feira.

– José Bica: avançado de 19 anos, natural de Mirandela, atualmente ao serviço do Marítimo B. Passou pelo Mirandela, pelo GD Chaves, pelo FC Porto e pelo Lille (de França). É internacional U18 por Portugal.

– João Felisberto: médio de 14 anos, natural de Vila Real, atualmente ao serviço dos U14 do FC Porto. Começou na Diogo Cão até dar o “salto” para formação azul e branca.

– Tomás Silva: lateral esquerdo de 13 anos, natural de Moimenta da Beira, que atua aos serviço dos U15 do FC Porto. Ainda na formação passou pelo Moimenta da Beira.

– Ivo Almeida: avançado de 18 anos, natural de Mondim de Basto, atualmente ao serviço dos U19 do Feirense. Ainda na formação da nossa região passou pelo Atei.

– Pedro Santos: defesa de 17 anos, natural de Mirandela, atuamente ao serviço dos U19 do Nacional da Madeira. Passou pela formação do Vale do Conde e do Mirandela, antes de ingressar na equipa madeirense.

– João Freitas: médio de 18 anos, natural de Mondim de Basto, atualmente ao serviço dos U19 do Famalicão. Passou na formação da nossa região pelo Mondinense.

– Tomás Oliveira: lateral direito de 15 anos, natural de Vila Real, atualmente ao serviço dos U17 do Benfica. É internacional U15 por Portugal. Na nossa região passou pela Diogo Cão.

– Tomás Peixoto: avançado de 15, natural de Sabrosa, atualmente ao serviço dos U15 do FC Porto. É internacional U15 por Portugal. Despontou aos 7 anos na ADC Sabro e mudou-se para a cidade do Porto.

– Guilherme Gaspar: defesa central de 16 anos, natural de Vila Real, atualmente ao serviço dos U17 do Benfica. É internacional U17 por Portugal. Na nossa região passou pela Diogo Cão.

– Luís Gomes: defesa central de 19 anos, natural de Vila Real, atualmente ao serviço dos U19 do FC Porto. É internacional U18 por Portugal e esteve presente no último Euro U17. Na nossa região passou pelo SC Vila Real.

– Salvador Gomes: defesa central de 15 anos, natural de Vila Real, atualmente ao serviço dos U15 do FC Porto. Na nossa região passou pelo SC Vila Real.

– Pedro Pimenta: defesa central de 14 anos, natural de Vila Real, atualmente ao serviço dos U15 do SC Braga. Na nossa região passou pelo SC Vila Real e pelo Vila Real e Benfica.

Martim Pereira – defesa central de 15 anos, natural de Santa Marta de Penaguião, atualmente ao serviço dos U17 B do SC Braga. Na nossa região passou pelo Real Club Penaguião, mas conta ainda com passagens pelo Vitória SC e SL Benfica.

Gonçalo Teixeira: médio de 14 anos, natural de Vila Real, atualmente ao serviço dos U16 do FC Porto. Na nossa região defendeu as cores da Diogo Cão.

– Edgar Mendes: médio de 11 anos, natural de Ribeira de Pena, atualmente ao serviço dos U15 do FC Vizela. Passou pelo GD Ribeira de Pena e Vitória SC.

-Francisco Teixeira: avançado de 9 anos, natural de Vila Real, atualmente faz parte do plantel U 9 do FC Porto: iniciou no SC Vila Real tendo sido recrutado pelo Fc Porto na época 2020/21.

Existem alguns casos de jovens ainda abaixo dos U15, que já estão em clubes de referência: Rúben Queiroz (11 anos, natural de Mondim de Basto, está nos U12 FC Porto); Martim Meireles (11 anos, natural de Mondim de Basto, está nos U13 SC Braga); Simão Mota (11 anos, natural de Mondim de Basto, está nos U13 do FC Porto).

Temos ainda os casos de Afonso Meireles, filho de Flávio Meireles (natural de Ribeira de Pena), que está nos U17 do Vitória de Guimarães e já representou a Seleção de U16 de Portugal. Assim como Samuel Justo, atleta dos U19 e dos U23 do Sporting, que representou todas as seleções de base de Portugal, e cujos pais são Lamecenses.

Ainda um último destaque para os jovens dos clubes que disputam os campeonatos nacionais de formação, todos são acompanhados, sendo que José Machado, atleta dos U19 do Chaves, que aos 17 anos foi convocado para a Seleção de U17 de Portugal.

Existem alguns atletas ainda nas filiais dos três grandes, cujo destaque será dado na devida altura.

A evolução e a qualidade destes atletas deve-se aos clubes da região, às estruturas técnicas, às Associações Distritais, aos selecionadores e a todos que de alguma forma contribuem para atestar as competências dos jogadores.

O Desportivo Transmontano deseja a maior sorte aos jogadores e promete estar atento ao futuro de todos.

Trás os Montes e Alto Douro tem valor e tem futuro!

Por Luis Santos