Quase três meses depois, a formação transmontana voltou a perder, num jogo em que correu tudo mal. Há dias em que não se pode sair de casa.

Faltou apenas um dia para o CDC Montalegre completar 3 meses sem perder, depois de uma epopeia de 8 jogos sem derrotas e com 5 vitórias consecutivas pelo meio.

O São João de Ver venceu de forma justa, foi superior em todos os capítulos do jogo, diante de um Montalegre incapaz, resignado, sem rasgo nem engenho.

Os primeiros vinte minutos foram equilibrados, sem grandes situações de golo. O São João mostrou sempre maior dinâmica e atrevimento ao logo da partida e começou a importunar a baliza de Jeimes aos 22 minutos: livre de Léo Cá e cabeceamento de Diogo Gomes ao lado. Léo Cá era peça influente no jogo corrido e nas bolas paradas, pois, cobrava os cantos e livres. Aos 24´, de livre, serve Diogo Gomes que dispara ao poste. Bastante forte nas bolas paradas, o conjunto da casa volta a criar sobressalto no adversário depois de um cabeceamento de Miguel Pereira que, por pouco, não atingiu a baliza. Depois de três boas chances para marcar, à quarta foi de vez. Livre na esquerda de Léo Cá e o central Emanuel a desviar ao segundo poste.

Antes do intervalo, nova contrariedade para os transmontanos, com a lesão de Kiko no joelho, depois de cortar a bola em esforço para canto. Ao intervalo, a vantagem do conjunto de Santa Maria da Feira justificava-se, já que a turma transmontana não conseguia entrar no jogo.

Na etapa complementar, Zack e André Dias tentam imprimir outra dinâmica, a equipa melhorava um pouco e Angola fazia perigar a baliza contrária depois de cabeceamento intencional.

De penálti, Léo Cá aumentava a vantagem do São João. Pouco depois, Rui Bruno era expulso e o jogo ficou praticamente definido.

A ganhar por dois golos, e com mais um em campo, o São João de Ver soube gerir a partida na última meia hora. Miguel Pereira proporciona a Jeimes uma intervenção difícil para canto. Bruninho cobra bem um livre e Diogo Barbosa quase faz autogolo.

O Montalegre precisava de um golo para se voltar a meter no jogo, todavia esse tento nunca surgiu por falta de capacidade. Antes do fim, Poulson faz desvio perigoso para a baliza dos visitados. Vitória justa do São João de Ver, que venceu pela primeira vez em 2023. Foi apenas o segundo triunfo nos últimos dez jogos da equipa da A.F. Aveiro. Léo Cá foi o melhor em campo, marcou um golo e assistiu para outro.

O treinador do São João de Ver, Alexandre Ribeiro, fala de uma vitória justa: “ O que nós queríamos era vencer e tentar conciliar com uma boa exibição, acho que foi conseguido, criámos várias oportunidades de golo, podíamos ter um resultado diferente mas o Montalegre também tem uma equipa com muita qualidade e bateu-se bem. O São João de Ver é um digno vencedor.”

José Manuel Viage, técnico do Montalegre, não pôde sentar-se no banco por estar castigado na sequência da expulsão em Guimarães. Viage foi punido com 16 dias de suspensão e multa de 137 euros. O treinador está desiludo, pois diz que nada fez ou disse. Sente-se injustiçado, perseguido e pondera abandonar o futebol.

Com esta derrota, o quarto lugar ficou mais longe, mas não impossível, com 18 pontos ainda para conquistar.

Nuno Carvalho

Foto: CDC Montalegre