A Associação de Futebol de Bragança registou 22 clubes filiados certificados, relativamente à época desportiva 2022\2023.
O Processo de Certificação tem sido uma aposta da FPF, contando com a importante colaboração das Associações Distritais e Regionais (ADR), pretendendo melhorar, de forma gradual, a qualidade do processo formativo dos jovens praticantes de futebol e futsal, em todas as vertentes, estimulando e apoiando todas as entidades que desenvolvem atividade na área da formação desportiva.
Relativamente à época 2022\2023 entre Futebol e Futsal, foram certificados 22 clubes filiados, um aumento substancial que reflete o crescimento e a vontade dos clubes em abraçar este processo formativo. Na época anterior, registaram-se apenas 13 clubes certificados em futebol e futsal.
Dos 22 clubes certificados 21 têm escalões de formação, sendo que o número total de clubes filiados da AF Bragança corresponde a 33, este crescimento no processo formativo tem sido uma das grandes apostas da Associação, que tem como objetivo a certificação de pelo menos os 28 clubes com escalões de formação no futebol/futsal. Destaque ainda para os clubes femininos AR Santo Cristo (Futsal) e AD Paredes (Futebol), ambos aderiram à certificação.
O Diretor Técnico Regional, Sílvio Carvalho, em declarações à AFBTV destacou a importância da certificação formativa dos clubes: “O número de clubes certificados, reflete um compromisso maior dos clubes filiados na evolução em termos de área organizativa. No entanto, mais importante que os números é que existam ano após ano melhorias na estrutura interna de cada clube, de forma a proporcionar ótimas condições de trabalho para os seus praticantes, porque os jogadores e as jogadoras são o centro de todo o processo. Este é um dos processos mais importantes e estruturantes do futebol português, pois valida tudo que é feito no seio de cada clube.”
Fonte: AFB