A oitava e última prova do ano será decisiva para a atribuição do título absoluto, estando ainda em liça mais algumas discussões acesas, destacando-se a “batalha” intensa pelo triunfo final na Divisão Turismo 3. Aplausos ainda para as quase seis dezenas de inscritos na prova.

5110 metros, com uma inclinação média de 9,2% e um acumulado de subida de 727 metros. Eis o palco desafiante montado em Boticas, que irá receber o “show” final do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, com a festa a prometer ser rija na emoção e na competição.

Sob a batuta organizativa do Demoporto, o belo concelho cravado no coração transmontano recebeu os favores da “Família da Montanha” que acorre a esta oitava e última jornada do ano em massa. 50 inscritos nas lides do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, a que se juntam mais 6 na Rampa Regional, atestando, uma vez mais, a saúde qualitativa e quantitativa que a modalidade tem ostentado ao longo de 2022.

Hélder Silva ou José Correia. Osella PA2000 EVO 2 PA.30 ou Norma FC20.

Eis a questão maior para decidir em Boticas.

Ou o piloto poveiro da Power House renova o título conquistado em 2021, ou o “patrão” e piloto da JC Group Racing recupera o cetro que tinha conquistado em 2020.

Hélder Silva parte como favorito, não só porque lidera destacado a tabela pontual como lhe basta pontuar em Boticas para resolver a questão. O ponto que obterá caso participe na 1ª Sessão de Treinos Oficiais selará o título e libertará o piloto para se focar na luta pela vitória na prova, sabendo que José Correia tudo fará para o contrariar e regressar aos triunfos.

Mas os dois não estão sós neste debate competitivo pelo triunfo na pista transmontana.

Vindo da sua primeira vitória absoluta na carreira, António Rodrigues aparece muito motivado e ciente de que tem argumentos para vencer. O piloto do SilverCar EF10 da NJ Racing/Lusimed terá uma palavra forte a dizer na contenda, bem como também acontece com o espanhol César Rodrigues Alonso (Osella PA21 Jrb), a atentar pela competitividade que demonstrou em anteriores presenças no campeonato.

Também “rasgadinho” vai ser o embate entre os Protótipos B.

A questão do triunfo final nesta divisão está já decidida. Nuno Guimarães (SilverCar S2) já reclamou o cetro para a NJ Racing e está livre de qualquer pressão para tentar conquistar mais uma vitória no ano, até porque sabe que também já assegurou o lugar no degrau mais baixo do pódio absoluto do campeonato.